Descubra como o uso de ferramentas digitais é indispensável para garantir a excelência no atendimento ao cliente mesmo com o aumento significativo da demanda
A Black Friday está chegando, e com ela, a expectativa de aproveitar promoções irresistíveis e descontos envolventes, toma conta dos consumidores.
Enquanto que, nas empresas, é dada a largada para acirradas disputas com a concorrência em busca de mais (e melhores) vantagens competitivas.
De fato, a Black Friday remete à bons negócios para ambos.
Este grandioso evento de compras, que teve início nos Estados Unidos, se expandiu exponencialmente a nível mundial e se tornou um dos momentos mais esperados do ano para clientes e empresas.
Diante desta oportunidade, vou te mostrar neste artigo, aspectos relevantes da data e a importância de se preparar antecipadamente para o volume extra de demanda, garantindo o sucesso das vendas do seu negócio (não apenas na Black Friday, mas durante o ano todo).
O que é a Black Friday?
Inaugurando a temporada de compras natalinas, a Black Friday é o evento que mais movimenta o comércio em todo o mundo, com significativas promoções e diferenciadas condições de pagamento, atrai milhares de consumidores que se planejam para adquirir produtos e serviços nesta data.
É um dia depois do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, por isso, a data exata da Black Friday é sempre na última sexta-feira de novembro.
Este ano, a Black Friday vai acontecer no dia 29 de novembro, mas muito antes disso as empresas lançam promoções para esquentar a audiência. Sendo assim, o planejamento antecipado é a chave para o sucesso desta época, afinal são inúmeras as opções e ofertas, fazendo com que a decisão de compra se dê por detalhes.
Além dos famosíssimos descontos, o público da Black Friday busca ter uma experiência de compra positiva e um atendimento excelente ao realizar suas tão sonhadas aquisições.
Para isso, é necessário olhar para suas estruturas digitais.
Vantagens além dos descontos
As altas demandas e a intensa concorrência exigem um planejamento minucioso por parte das empresas para garantir a satisfação do consumidor e o sucesso das vendas.
O período que antecede a Black Friday é ideal para melhorar sua estrutura com recursos de alta performance visando a otimização constante do processo de atendimento ao cliente.
Oferecer produtos e serviços a preços baixos já não é mais suficiente para garantir o sucesso na Black Friday. Afinal, nos últimos anos, a experiência positiva de compra se tornou um fator super relevante na decisão dos consumidores.
Segundo a Pesquisa de Intenção de Compra na Black Friday 2024 realizada pela Wake, 32,5% dos brasileiros começaram a acompanhar os preços dos produtos no final de julho, indicando um planejamento antecipado para aproveitar as ofertas.
A pesquisa revela ainda que 37,8% dos entrevistados planejam iniciar esse acompanhamento em outubro, apenas um mês antes da Black Friday.
Constatou-se que 66% das pessoas pretendem adquirir algum produto na Black Friday e 23% ainda não se decidiram. Diante disso, empresas que investem em uma experiência de compra personalizada e de alta qualidade costumam ter mais sucesso na atração e fidelização dos clientes.
Sabemos que, a satisfação do consumidor desempenha um papel fundamental para o êxito de qualquer negócio, visto que, consumidores satisfeitos têm mais probabilidade de voltar a comprar e de fazer recomendações a outras pessoas.
Portanto, ter ferramentas que ajudam a atender os clientes de forma imediata, personalizada, fluida e organizada faz toda a diferença.
Entender o perfil e o comportamento dos consumidores também são fatores que impactam em uma comunicação assertiva que cativa o cliente e facilita, por exemplo, a oferta de categorias e produtos que atendem o real interesse dele, além de encantar e motivar aquele cliente que ainda está indeciso.
Sabemos que nada compromete mais uma venda do que um péssimo e ineficiente atendimento. Cansado de esperar, o cliente desiste.
Por isso, sua empresa precisa se preparar para lidar com um grande volume de interações nesta Black Friday sem declinar quanto à eficiência do suporte.
Planejamento antecipado é a chave para o sucesso
Cada vez mais bem informados, os consumidores se planejam antecipadamente para gastar na Black Friday. Todavia, se a sua empresa ainda não se planejou para garantir o patamar de excelência no atendimento ao cliente, é bom começar agora, se não quiser perder a grande oportunidade que a data traz para alavancar os resultados.
81% dos brasileiros acreditam que é necessário pesquisar bastante para encontrar boas oportunidades na Black Friday, e 27% iniciam essa pesquisa até três meses antes da data. É o que diz a pesquisa do Panorama de Consumo da Globo deste ano.
Para os empreendedores, isso significa que a preparação deve começar bem antes de novembro.
A Black Friday não é apenas sobre ofertas, é também sobre planejamento e tomadas de decisões inteligentes, onde cada estratégia é pensada para se destacar da concorrência que está sempre atenta e engajada em atrair mais clientes.
Com a Black Friday vem um aumento significativo de fluxo nos canais de atendimento, por isso contar com recursos tecnológicos verdadeiramente descomplicados e eficientes é o fator primário na preparação das empresas para uma das maiores oportunidades de venda em larga escala do ano.
Atendimento ao cliente nos canais digitais é essencial
No cenário comercial cada vez mais competitivo, investir em tecnologia deixou de ser opcional para as empresas. Tornou-se imprescindível.
Com a popularização da internet e das facilidades que ela proporciona, os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto ao atendimento que recebem nos canais digitais e decidem ou não por uma aquisição, a depender da experiência que tiveram nas interações com uma empresa.
A Black Friday 2024 traz uma tendência de preferência pelos canais de compra online. Ainda de acordo com a pesquisa da Wake em parceria com o Opinion Box, a maioria dos consumidores brasileiros optará por e-commerce (58,2%) como o principal meio para aproveitar as promoções.
Isso reflete uma mudança no comportamento de consumo, onde a conveniência em acessar a uma enorme variedade de produtos por uma tela e a possibilidade de comparar preços em tempo real, tem tornado os canais digitais mais atraentes para a população.
No entanto, as lojas físicas continuam relevantes, sendo a escolha de quase 30% dos consumidores.
Para alguns, a experiência de ver e tocar os produtos, além da possibilidade de negociar ainda mais descontos, ainda são fatores importantes.
Essa diversidade de canais reforça a importância de poder contar com uma plataforma Omnichannel, onde as empresas precisam estar presentes tanto no digital quanto no físico, para atender a diferentes perfis de consumidores com excelência.
Omnismart, seu universo de comunicação integrada
A Black Friday está chegando e sabemos o quanto essa data é crucial para o seu negócio devido às infinitas possibilidades de alavancar resultados.
Com o aumento exponencial da demanda, é fundamental que sua empresa esteja preparada para oferecer um atendimento ágil, personalizado e eficiente. É aqui que a Omnismart se torna sua maior aliada!
Desenvolvida para transformar a comunicação entre empresas e consumidores, a plataforma Omnismart é a solução completa para potencializar o mais importante processo organizacional: o atendimento ao cliente.
Com as soluções integradas de Omnichannel, URA Inteligente, Metadados, Chatbots e o OmnIAction – Agente de IA, sua empresa estará apta para realizar todos os atendimentos de maneira imediata, customizada e assertiva, garantindo a satisfação do cliente e consequentemente, maximizando as vendas.
Esmague a concorrência com a Omnismart
Já sabemos que o preparo antecipado para atender com eficiência uma grande demanda é o que vai diferenciar a sua empresa da concorrência. Para isso, a Omnismart é a solução completa com todos os canais de atendimento integrados numa única plataforma totalmente intuitiva.
Relacionei alguns benefícios exclusivos que só a plataforma Omnismart garante para o seu negócio.
- Proporcione atendimentos ágeis e eficazes em todos os canais de comunicação da sua empresa. O cliente não percebe a diferença entre se comunicar por WhatsApp, Instagram ou até mesmo através do PABX virtual, e sua equipe consegue oferecer uma experiência excelente embasada nos históricos das conversas, que ficam totalmente organizadas e fluidas.
- Venda mais com a força da inteligência de dados. A plataforma Omnismart conta com a tecnologia de Metadados, uma funcionalidade que simplifica a interpretação dos dados e informações geradas para uma maior assertividade nas decisões estratégicas.
- Desenvolva uma gestão eficiente da sua equipe, com o monitoramento das interações e a possibilidade de gravações das chamadas, é possível otimizar cada vez mais seu atendimento ao cliente.
- Atenda a alta demanda com eficiência, automatizando o atendimento com Chatbots Inteligentes que respondem rapidamente às perguntas dos clientes, liberando sua equipe para focar em vendas mais complexas e atividades mais estratégicas.
- Ofereça uma experiência personalizada, contando com o OmnIAction, o Agente de IA da Omnismart, conduzindo atendimentos que simulam uma interação humana, garantindo que cada cliente se sinta especial e bem atendido. Ele fornece respostas rápidas e assertivas, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Monitore em tempo real todo seu fluxo de atendimento, acompanhando as principais métricas de desempenho através de relatórios robustos para ajustar suas estratégias conforme necessário, a todo o tempo e de qualquer lugar, com a plataforma Omnismart na versão Mobile.
- Garanta uma jornada de compra fluida, integrando todos os canais de comunicação em um único lugar, assegurando a satisfação do cliente.
Conclusão
A Black Friday de 2024 promete trazer grandes oportunidades para as empresas, que tem a chance de vender mais e garantir um excelente atendimento ao cliente, conquistando a lealdade dos consumidores para além desta data.
Na Black Friday, o volume de interações dispara e a agilidade no atendimento ao cliente se torna crucial. É aí que a Omnismart entra em ação, sendo a parceira estratégica sob medida para o seu negócio, otimizando a conexão com seu público, unindo inteligência humana e artificial para potencializar seus resultados.
Com a Omnismart você não só potencializa a experiência do cliente durante a Black Friday, mas também potencializa todo o seu processo comercial para além desta data, garantindo que cada oportunidade seja aproveitada.