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Omnichannel para Ecommerce: Como implantar uma estratégia de omnichannel para ecommerce

Visto que existem hoje 4 bilhões de usuários de internet no mundo, você está atrasado se ainda não estruturou uma estratégia de omnichannel para ecommerce

Com o avanço da tecnologia, o cliente foi se transformando, até se tornar o consumidor 3.0. Hoje, o cliente busca informações sobre a empresa e sobre o produto ou serviço que está pensando em adquirir nos mais diferentes canais

Ele também é mais exigente quanto ao atendimento que está recebendo, o que hoje chamamos de experiência do cliente

Por esses e outros motivos, ter uma estratégia de omnichannel para ecommerce deixou de ser uma tendência ou novidade. Atualmente, essa é a realidade que os clientes exigem para se fidelizar a sua empresa

Se você precisa melhorar a experiência de compra dos seus clientes, esse é o texto certo para implantar melhorias no seu negócio

Aqui, você vai aprender passo a passo como implantar uma estratégia de omnichannel no seu negócio e aumentar o seu faturamento!

Passo a passo para implantar uma estratégia de omnichannel para ecommerce

Conheça os seus clientes

Ao conhecer seu cliente, fica mais fácil identificar seus gostos pessoais, suas necessidades e como ele gostaria de ser atendido

Para isso, é preciso definir a persona para o seu negócio, ou seja, o perfil do seu cliente ideal. Dentro dessa pesquisa estará renda, escolaridade, idade, gênero, além dos hábitos e interesses

Saber o que seus consumidores gostam de comprar, lugares que gostam de ir, coisas que gostam de fazer pode ajudar a reduzir custos nos processos de comunicação, já que eles serão bem mais eficazes

Unir o que você sabe sobre o seu cliente com a plataforma correta irá fazer com que o relacionamento entre marca e consumidor seja mais estreito. Dessa forma, é muito mais fácil fechar uma quantidade maior de vendas.

Otimize tempo

Otimizar tempo dentro da rotina dos funcionários é trabalhar lado a lado com a tecnologia. Assim, é mais simples automatizar as tarefas e sobra tempo para que sua equipe se dedique a outras atividades novas ou mais importantes.

Hoje em dia, existem diversos sistemas que facilitam muito o dia a dia. O CRM, por exemplo, une todos os cadastros de clientes em um só lugar, enquanto um ERP cuida da gestão empresarial, ajudando as áreas financeira, fiscal, vendas e estoque.

Usando ferramentas como essas, vai ficar mais fácil da sua equipe integrar os canais de comunicação e ajudar o seu negócio a entregar uma estratégia de omnichannel para ecommerce que realmente funcione na prática!

Transforme a cultura da empresa

Um dos princípios do omnichannel para ecommerce é a capacidade de se colocar no lugar do cliente

Investir em treinamentos e palestras para os funcionários pode trazer resultados incríveis. Além deles entenderem como e porquê implementar novas tecnologias no dia a dia, eles irão aprender como integrar os canais de comunicação corretamente.

Multicanal x Omnichannel

Ser um ecommerce multicanal é diferente de ter um omnichannel para ecommerce. Multicanal é apenas ter diversos meios de comunicação, enquanto o ecommerce integra todos os canais da empresa.

Na estratégia omnichannel para ecommerce, o foco é 100% no cliente. O preços e os estoques são os mesmo tanto na loja física, quanto na online. As encomendas são rastreadas e não há restrições para as trocas de produtos.

Por exemplo, se o cliente gostou de um produto no ecommerce, colocou no carrinho, mas achou melhor ligar para a loja para tirar dúvidas de funcionamento, o atendente precisa saber todos os passos da jornada desse consumidor

Nesse caso, o objetivo principal é fechar a compra com o cliente, independente do canal que eles escolher para realizar essa ação.

Escolha uma estratégia

Existem diversas estratégias de omnichannel para ecommerce. Agora que você já conhece o perfil dos seus clientes, é necessário analisar qual modelo é o melhor para o seu negócio.

Um exemplo famoso é comprar no site para retirar na loja, mas nem sempre é isso que seus consumidores precisam.

Ao traçar uma estratégia adequada de omnichannel para ecommerce, fica mais fácil pensar em parceiros para a sua empresa, planejar as ações, investir em marketing de forma mais assertiva e monitorar os resultados que seu negócio vai colher

Está pronto para ter uma estratégia de omnichannel para ecommerce que realmente funcione? Converse com um dos nossos consultores e entenda o que a OmniSmart pode fazer pelo seu negócio.

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