Solução Omnichannel: como e porquê ela está revolucionando o mercado?
Não é novidade que o mercado está se transformando em uma velocidade cada vez maior. Para acompanhar as mudanças no comportamento dos consumidores, empresas começaram a usar o inbound marketing em suas estratégias de comunicação, tirando o destaque dos produtos e serviços e colocando o foco nos clientes.
Eles estão mais exigentes, pesquisam tudo antes de comprar e estão atrás de aprender mais sobre a marca antes de se tornar realmente um cliente. Por isso, é importante integrar todos os canais de comunicação da empresa usando uma solução omnichannel.
Nesse texto, você vai entender exatamente o que solução omnichannel significa e entender o motivo dela estar revolucionando o mercado. Acompanhe!
O que é solução omnichannel?
Hoje em dia, trabalhar com uma estratégia de marketing digital é uma obrigação para as empresas. É assim que a marca fica reconhecida no mercado em que atua e conquista novos clientes.
Sendo assim, o público pode entrar em contato com o seu negócio de diversas maneiras. Pode ser comentando um post nas redes sociais, entrando no funil dos conteúdos do blog, chamando um atendente no chat online, e por aí vai.
É ótimo oferecer diversas formas do cliente entrar em contato com a sua empresa, mas isso realmente soma no experiência dele com a marca?
Isso vai depender da experiência dele com o seu atendimento. Se ele for rápido, prático e resolver bem o problema do cliente, com certeza ele irá comprar no seu negócio novamente.
Do contrário, além de você ter perdido um consumidor, amigos e familiares também podem ficar sabendo do ocorrido e transformar esse caso em um marketing negativo para a sua marca.
Com o avanço da popularização das redes sociais, casos como esses ganham ainda mais visibilidade. Esse é um problema que pode acontecer com qualquer negócio, e para evitá-lo, é preciso integrar todos os canais de comunicação. Assim, o cliente terá uma experiência agradável, independente do meio que escolher para realizar o atendimento.
Dessa forma, surgiu a solução omnichannel, que nada mais é do que um jeito de integrar os canais de comunicação, fazendo com que o cliente consiga transitar entre eles do jeito que preferir, sem atrapalhar sua experiência.
Como a solução omnichannel está revolucionando o mercado?
Depois de sua criação e instalação, grandes avanços ocorreram no meio empresarial. Vamos citar alguns deles abaixo:
Melhora na experiência do usuário
Como já mencionamos anteriormente, esse é um dos pilares da solução omnichannel. A experiência deve ser igualmente agradável em qualquer ponto de interação que o cliente tenha com a empresa.
Isso vai além de oferecer apenas um atendimento de qualidade, como também gerar conteúdo interessantes para os consumidores nas redes sociais e no blog, além de ter um site responsivo, ou seja, que tenha uma boa navegação em computadores, tablets e celulares.
Independente do canal escolhido, é essencial que o cliente tenha suas necessidades atendidas e se encante com a marca.
Melhora no processo de compra
Usando uma solução omnichannel, as estratégias de venda se tornam mais eficazes. Isso faz com que o consumidor consiga realizar seu pedido de forma mais simples.
Agilidade e praticidade são dois pilares do mercado online. Para que a empresa se dê bem nesse ramo, esses fatores precisam estar presentes no dia a dia.
Essa é uma boa estratégia, pois, ao perceber que a empresa apresenta muitas burocracias no processo, é muito mais fácil para o cliente comprar o mesmo produto no concorrente.
Melhora na comunicação interna
A solução omnichannel não promove apenas a integração de canais de comunicação, como também de alguns departamentos da empresa, melhorando assim a comunicação interna.
Isso acontece porque, os setores envolvidos irão trabalhar juntos para criar soluções integradas. Essa união vai ajudar a melhorar os resultados da empresa e até mesmo aumentar o nível de satisfação dos funcionários, além de ter um clima organizacional mais agradável.
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