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Whatsapp para Empresas

Não podemos negar que o aplicativo Whatsapp, que pode ser usado como uma rede social, mas também pode ser usado no meio empresarial. Porém, o recurso apesar de inúmeras facilidades, não pode ser usado de maneira leviana. Existem estratégias que você pode utilizar para que o Whatsapp gere leads, fidelize clientes, os torne novos clientes e possa também reter os mesmos para que não corram para a concorrência.

Estima-se que atualmente cerca de 120 milhões de pessoas utilizem o Whatsapp no Brasil como uma rede social e também para a troca de mensagens. A empresa que preza pela comunicação com seus clientes pode muito bem se adaptar às mais variadas formas de comunicação com os mesmos. Pois, o Whatsapp em qualquer uma das suas versões, pode dar opções de compartilhamento de voz, ligações de vídeo e de chamadas. E, tudo isso sem ser preciso grandes mudanças nas configurações originais do seu aplicativo.

Com algumas dicas muito preciosas para que seu negócio obtenha números satisfatórios, desde a área de captação de leads, até o pós vendas, é preciso concentração, e também de manter um ritmo nas tarefas. Uma das maiores vantagens, para as pessoas e empresas que utilizam qualquer versão do Whatsapp para a gestão dos negócios, é a gratuidade do aplicativo, que não exige taxas ou pagamentos na utilização de nenhum dos serviços ou maneira práticas de compartilhamento.

Faça o planejamento do uso do Whatsapp

Um dos primeiros passos para você que vai começar a trabalhar com o Whatsapp para empresas, é obter o maior número de clientes e fornecedores que vão ser os seus leads. É importante que o seu banco de dados seja alimentado por números que possam ser contactados em momentos oportunos. Tenha em mente um script de acordo com cada persona, para que o tempo de ligação seja o mais rápido possível.

Linguagem adequada

Fique atento à linguagem utilizada, pois palavras muito técnicas, podem confundir os clientes. mas, em contrapartida, palavras coloquiais ou mesmo gírias, podem soar como desrespeito para com alguns clientes. É preciso mesmo que mesmo quando o atendimento for feito através do disparo automático de mensagens, os clientes precisam sentir que estão conversando com humanos.

Use o aplicativo de acordo com as recomendações

Mesmo que o Whatsapp seja um aplicativo não pago e que as opções de envio de mensagens e de conteúdo sejam ilimitados é preciso ter alguns cuidados com o conteúdo que será enviado pelos seus colaboradores. Mesmo que não haja limites para o envio de mensagens, é importante que o disparo de mensagens seja calculado de maneira consciente. Volume grandes demais de mensagens sendo disparadas de um mesmo número ou para um mesmo número poderá fazer com que o funcionamento do aplicativo fique comprometido, mesmo que temporariamente.

Planeje o disparo das mensagens

Nada mais desconfortável que abrir o smartphone e o cliente constatar que uma mesma empresa, enviou a mesma mensagem uma centena de vezes. Ou seja, planeje o momento em que você irá enviar a mensagem para o seu cliente, e não envie mais nenhuma mensagem até que o mesmo tenha respondido ou tenha se mostrado receptivo a conversar com seus colaboradores. Por conta da proximidade das pessoas com seus dispositivos, muitas empresas inundam os clientes com propagandas ou até mesmo mensagens de cobrança.

Faça o uso do Whatsapp Web

Todas as empresas que se propõe a trabalhar de maneira profissional com o Whatsapp, acabam por utilizar a ferramenta Web, que necessita de um notebook ou computador. Uma das facilidades apontadas para o uso da ferramenta, que também não tem custo, é pelo fato de que no computador a digitação se torna muito mais rápida e também podem acessados certos arquivos e documentos de maneira mais rápida.

Aplique indicadores de desempenho

Para que você possa acompanhar de maneira mais eficiente a evolução do uso do Whatsapp pela sua empresa, o ideal é que você aplique metas. Através delas será possível que você meça os resultados, analise o comportamento de todos os clientes, mudar suas estratégias, fazendo com que essas medidas façam com que você aproveite melhor seu tempo e o de seus colaboradores.

Dentro do aplicativo, no modo empresarial são possíveis ainda serem calculadas outras métricas, como: taxa de recebimento; que calcula quantos usuários receberam suas mensagens, que pode dar o numero de clientes ativos. Também será possível avaliar quantos clientes abriram a mensagem e quantos deles a ignoraram. Outra métrica importante a ser calculada, são quantas mensagens geraram algum tipo de resposta ou interação. E, por último e não menos importante, é possível que sejam calculadas as taxas de conversão ou de vendas.

Para as empresas de médio e pequeno porte, o Whatsapp para empresas pode significar um crescimento contínuo por conta das facilidades que o aplicativo proporciona. Porém, mesmo com as vantagens, todas as dicas devem ser muito bem observadas e colocadas em prática, sempre tendo em vista que a empresa prevê o crescimento.

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