sábado, 27 de julho de 2024
Login
  • Home
  • Pabx Virtual
  • O Futuro Da Tecnologia Voip: Cenários Possíveis De Um Mercado Em Crescimento

O Futuro Da Tecnologia Voip: Cenários Possíveis De Um Mercado Em Crescimento

Dummy

A tecnologia VoIP percorreu um longo caminho desde seu início. O que começou como uma tecnologia experimental nos anos 90 tornou-se agora o padrão para chamadas de voz em muitos países e indústrias. O VoIP para consumidores e empresas tem aumentado constantemente em detrimento das chamadas telefônicas PSTN tradicionais. Na verdade, a maioria das redes de telefonia nos Estados Unidos já depende da tecnologia VoIP, embora não seja tão conhecido pelas pessoas ou anunciado pelos operadores.

O crescimento na indústria VoIP tem sido muito amplo nos últimos cinco anos em praticamente todas as nações industrializadas. O número de fornecedores disponíveis está aumentando constantemente, a fim de atender à crescente demanda de empresas e consumidores. Alguns países estão até mesmo a ponto de discutir o corte das redes PSTN para que os operadores possam se concentrar exclusivamente no VoIP.

Entendendo como está situado o VoIP no mercado atualmente, podemos entender para onde ele pode ir. Prever o futuro é difícil em relação à tecnologia pelo grande número de variáveis a serem considerados. Mas é possível traçar uma ideia de um cenário futuro a partir das tendências recentes e pesquisa de mercado.

VoIP se tornará o padrão comum em telefonia

Embora possa ser difícil de prever o ano exato em que acontecerá, é certo que a tecnologia VoIP irá substituir o PSTN como a única rede para chamadas de voz em algum momento das próximas duas décadas. Pode demorar algum tempo a mais na Ásia e África, em comparação com a América do Norte e Europa, mas acontecerá. É muito caro para os operadores continuar a manter duas redes distintas que servem para a mesma finalidade.

Antes que isso possa acontecer, no entanto, a infraestrutura subjacente tem de ser melhorada a fim de suportar VoIP. Ainda hoje, há muitas áreas nos Estados Unidos onde as pessoas não têm acesso à Internet de alta velocidade ou capacidade suficiente para portar chamadas de voz. Além disso, algumas funções, tais como chamadas de emergência, ainda estão sendo lançadas em redes de tecnologia VoIP. Isso significa que o VoIP ainda não pode ser considerado tão maduro como o PSTN em certos quesitos, como chamadas de emergência ou gestão de desastres.

Os aplicativos VoIP móveis permitem aos usuários fazer chamadas sobre suas conexões de dados em vez de usar os minutos inclusos em seus planos. Além disso, os planos de dados não só se tornaram extremamente baratos, mas também significativamente mais rápidos do que nunca.

Mesmo dentro do contexto empresarial, os aplicativos de VoIP móvel desempenharão grande papel em permitir telecomutação e trabalho em casa para os funcionários. Os dispositivos móveis são uma parte importante para qualquer portfólio empresarial, especialmente quando se trata de trabalhadores executivos, evitando que os funcionários tenham que viajar tanto a trabalho para cumprir reuniões e conferências.

Relações entre VoIP e WebRTC

Era inimaginável a influência que a WebRTC teria na paisagem tecnológica quando a Google a apresentou ao mundo em 2011. Agora, esse é o futuro das tecnologias da indústria de VoIP. A maioria dos principais navegadores suporta o protocolo ou estão em processo de fazê-lo. Muitas pessoas ainda não têm certeza se a tecnologia WebRTC emergirá como um concorrente do VoIP ou como um parceiro. Provavelmente, o WebRTC permitirá que as empresas estendam as chamadas de voz em áreas onde o VoIP tradicionalmente tem sofrido. Já muitas empresas estão começando a demonstrar as aplicações práticas desta tecnologia, como chamadas instantâneas a partir de sites ou suporte de vídeo ao vivo para os clientes.

Sobre regulação e segurança

Muitos países ainda não sabem como regimentar a tecnologia VoIP – deve ser tratada como a telefonia PSTN ou é mais semelhante à Internet? Organismos nacionais e até internacionais terão em breve de decidir como lidar com o futuro da indústria de VoIP. Preocupações adicionais para empresas e consumidores incluem fatores como privacidade e segurança. No entanto, estas áreas ainda são nebulosas e pouco se sabe das perguntas a serem feitas, ainda menos sobre suas respostas. Como uma indústria de crescimento rápido como a VoIP, a única coisa certa é que sempre haverá algo novo no horizonte.

Camila Costa

Formada em psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Camila Costa é uma profissional apaixonada pelo estudo da mente humana e suas complexidades. Durante sua graduação, teve a oportunidade de realizar estágios em clínicas de psicologia, onde pôde adquirir experiência prática no atendimento a pacientes com diferentes demandas emocionais.
Dummy

Últimas Notícias

Todos os direitos reservados OmniSmart®