sábado, 27 de julho de 2024
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Passo A Passo Simples Para Fazer Testes A/B Na Ura

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Você já parou para pensar como os testes A/B na URA podem melhorar significativamente os resultados da sua campanha? Esse tipo de prática ajuda a testar duas variações de uma mesma oferta. Hoje, você vai aprender um passo a passo muito simples para fazer testes A/B na URA e se surpreenderá com os resultados.

O que são testes A/B?

Antes de qualquer coisa, vamos entender o conceito básico de testes A/B.

Os testes A/B servem, como dissemos, para testar duas variações de uma mesma oferta, produto, serviço ou campanha. Basicamente, a prática consiste em dividir o público em duas partes e oferecer uma variação diferente para cada uma delas.

Um teste A/B pode ser realizado para medir a taxa de conversão de duas páginas diferentes da web, a aceitação do público diante de duas imagens distintas ou os resultados de uma campanha feita por uma URA – esse será o nosso foco hoje.

Os testes A/B na URA permitirão checar variáveis, analisar métricas e observar mudanças na reação e aceitação do público.

É importante ressaltar que para que um teste A/B seja assertivo, ele deve ser realizado com um público qualificado e segmentado. Só assim será possível delinear as preferências do consumidor e otimizar sua experiência.

Como fazer testes A/B na URA em 5 passos simples

Passo 1: definir o objetivo do teste

Esse passo parece óbvio demais, mas alguns testes acabam fracassando porque não possuem um objetivo definido e claro.

Você precisa imaginar uma hipótese testável, com resultado esperado, e defini-la como objetivo do seu teste. Só assim será possível analisar os resultados corretamente.

Passo 2: definir o que será testado

Algumas variáveis podem ser testadas em um teste A/B na URA. As variáveis escolhidas dependerão do objetivo definido no passo 1.

Depois de analisá-las, será possível descobrir a taxa de retenção, o tempo médio de retenção e ainda outras métricas.

Veja algumas delas:

  • Número de opções no menu
  • Ordem de opções no menu
  • Scripts diferentes
  • Tom da voz
  • Linguagem formal/informal
  • Quantidade de oferta de produtos/serviços
  • Realização (ou não) de confirmação de identidade com a pessoa que atende o telefone
  • Possibilidade (ou não) de conversar com um atendente para esclarecer eventuais dúvidas

Passo 3: definir por quanto tempo o teste será realizado

Para que seu teste tenha sucesso, você precisa definir por quanto tempo ele será realizado.

Para isso, será preciso observar o custo-benefício, analisar algumas métricas e então perceber qual é o tempo mínimo de análise que poderá trazer resultados confiáveis.

Passo 4: definir a importância dos relatórios e resultados

Esse passo também parece óbvio, mas assim como o passo 1, se não for definido claramente, pode levar o teste ao fracasso.

Se você está realizando testes A/B na URA, é porque pretende tomar decisões com base em seus resultados. Dessa forma, é essencial estudar os relatórios com profundidade e atenção para identificar tendências, otimizar processos e validar hipóteses que impulsionarão suas decisões.

Passo 5: definir a validade dos relatórios e resultados

Por último, é necessário definir depois de quanto tempo será necessário realizar os testes novamente, ou seja, definir a validade dos relatórios e resultados.

Assim, será possível criar diferenciais, melhorar ainda mais a experiência do usuário e, consequentemente, evoluir suas campanhas e estratégias.

Maria Silva

Formado em telecomunicaes pela Universidade Federal de So Paulo (UNIFESP), Maria Silva trilhou seu caminho profissional iniciando como assistente tcnico em uma empresa de telecomunicaes. Ao longo do tempo, ela se especializou em projetos de alta tecnologia e participou ativamente de grandes empreendimentos de telecomunicaes que priorizavam a conectividade e a inovao.
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