Como Otimizar O Setor De Rh Com A Tecnologia Voip?

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Leonardo Ferreira

19/10/2024

Índice

O surgimento da tecnologia de Voz sobre Protocolo de Internet (VoIP) revolucionou a forma como as pessoas lidam com seus negócios. Otimizar o setor de RH é só uma das coisas que a telefonia digital pode fazer pela sua empresa.

A tecnologia VoIP permite que as empresas reduzam os custos e se comuniquem com mais eficiência com colegas e clientes – independentemente de sua localização, estimulando a produtividade geral da organização através de uma comunicação eficaz.

Um dos departamentos que mais são beneficiados pela tecnologia VoIP é o de Recursos Humanos. Hoje, você conhecerá 3 formas de utilizar a telefonia digital a fim de otimizar o setor de RH de sua companhia.

Como otimizar o setor de RH com a tecnologia VoIP?

1. Agilizar o recrutamento

Um dos maiores benefícios entregues pela tecnologia VoIP que permitem otimizar o setor de RH é sua capacidade de agilizar o processo de contratação.

No passado, os profissionais de RH precisavam viajar e participar de feiras de emprego para reunir-se pessoalmente com os candidatos para a triagem. Hoje, os recrutadores podem facilmente se comunicar com os candidatos de emprego online.

Recursos VoIP, como videoconferência, por exemplo, podem ser usados pela RH para entrevistar e avaliar candidatos onde eles estiverem. Isso encurta o processo de recrutamento e reduz o custo com despesas de viagens.

2. Otimizar o processo de integração de novas contratações

As primeiras semanas de emprego são críticas para a retenção de funcionários. Assim, as equipes de RH devem ter um processo efetivo de integração para ajudar os novos funcionários a se adaptarem rapidamente a seus papéis e permanecerem engajados ao longo de todo o seu contrato.

Uma solução de telefone comercial VoIP pode ajudar a otimizar o setor de RH, fornecendo as ferramentas necessárias para uma melhor colaboração como:

  • Audioconferências
  • Videoconferências
  • Reuniões online para treinamento e orientação, especialmente se o novo funcionário trabalha de forma remota
  • Compartilhamento de arquivos para armazenar e compartilhar todos os documentos necessários
  • Mensagens instantâneas

3. Gerenciar funcionários remotos

Hoje em dia, a maioria das organizações oferece aos seus funcionários uma maior flexibilidade em termos de horário e local de trabalho. Embora isso gere vantagens para os funcionários, pode ser um desafio para as equipes de RH que precisam acompanhá-los regularmente.

Felizmente, as soluções de telefonia VoIP de negócios podem otimizar o setor de RH nesse caso também, oferecendo uma ampla seleção de recursos que ajudam as equipes de RH a gerenciar, de forma eficiente, uma força de trabalho móvel.

Além das chamadas de voz, alguns dos recursos mais úteis nesses casos incluem:

Videoconferência (para treinamento e comunicação)
Presença (para verificar a disponibilidade dos funcionários)
Gravação de chamadas (para acompanhar o desempenho dos funcionários e para futuros treinamentos)

Conclusão

A mudança da dinâmica dos horários e locais de trabalho e o número crescente de trabalhadores móveis exige que as equipes de RH estejam equipadas com ferramentas confiáveis e eficientes para gerir uma organização.

Soluções corporativas VoIP, como as que são oferecidas pela Omnismart, oferecem ferramentas que desempenham um papel fundamental na otimização do departamento de Recursos Humanos, ajudando os profissionais de RH a melhorar o processo de contratação e treinamento de novos funcionários e gerenciar uma força de trabalho móvel de forma eficiente.

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19/10/2024

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