O Que Você Ainda Não Sabe Sobre A Importância Da Comunicação Nas Empresas

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Leonardo Ferreira

19/10/2024

Índice

Comunicação empresarial é o nome dado à maneira com que uma empresa se comunica com seus colaboradores, clientes, fornecedores e demais pessoas. A importância da comunicação nas empresas já foi discutida em vários cenários, mas à medida que a tecnologia evolui, esse assunto toma novos rumos.

Se o seu negócio ainda utiliza sistemas legados ou a tradicional telefonia fixa convencional, você pode estar perdendo importantes oportunidades para melhorar a produtividade, o trabalho em equipe e o atendimento ao cliente. O que você ainda não sabe sobre a importância da comunicação nas empresas é que, hoje, o VoIP figura como a melhor solução para trazer uma ampla gama de recursos e serviços que podem reduzir o risco de uma comunicação ineficaz.

Para entender melhor, vamos analisar alguns pontos que comprovam como o VoIP contribui para o cenário das comunicações.

1. O VoIP vai além da voz

A telefonia fixa tradicional permite que os usuários se comuniquem apenas por voz, tornando a comunicação bastante limitada.

Em operações de Call Center, por exemplo, somente a voz pode não ser mais suficiente. Os clientes querem entrar em contato pelo canal de sua escolha. Apenas oferecer contato por voz pode limitar as receitas e as oportunidades de atendimento ao cliente.

Usando uma solução de Call Center na nuvem, as empresas podem lidar com qualquer tipo de comunicação recebida de forma eficiente. Isso pode tornar mais fácil lidar com os problemas dos clientes de forma mais eficiente e melhorar sua satisfação. Por exemplo, se um cliente tiver um problema difícil, os agentes podem mudar a chamada de voz para uma videoconferência e acelerar a resolução.

2. O VoIP é uma solução totalmente integrada

Uma das palavras-chave quando falamos sobre a importância da comunicação nas empresas é integração.

O VoIP pode se integrar a sistemas CRM e outras aplicações comerciais.

Quando um cliente entra em contato, a integração VoIP permite acessar chamadas anteriores, dados e preferências do cliente, tornando o processo de comunicação muito mais ágil, eficaz e assertivo.

3. O VoIP é colaborativo

A colaboração pode ajudar os funcionários a trabalhar de forma eficiente, compartilhando habilidades, conhecimentos e recursos. No entanto, muitas empresas enfrentam barreiras de colaboração. Na maioria dos casos, os equipamentos colaborativos ficam restritos às salas de reunião e são pouco utilizados pela complexidade.

O VoIP inclui ferramentas de colaboração fáceis de usar, permitindo que todos os funcionários sejam colaborativos a partir de qualquer dispositivo conectado à Internet como um computador, notebook, tablet ou smartphone.

Essas ferramentas acessíveis e fáceis de usar ajudam a construir uma cultura colaborativa de forma que não é possível com os sistemas convencionais de conferência.

4. O VoIP é repleto de recursos

Recursos robustos estão presentes nos sistemas VoIP. Você já sabe que o VoIP vai além da voz e pode também suportar videoconferências, mas outros recursos merecem destaque:

  • Envio e recebimento de arquivos;
  • Caixa postal via e-mail através de arquivo de áudio anexado;
  • Filas de espera personalizadas;
  • Gravação de chamadas;
  • Relatórios personalizados e completos por linha;
  • Call-back;
  • Siga-me;
  • Transferência de chamadas.

Considerações finais

É fundamental reconhecer a importância da comunicação nas empresas e tomar medidas para melhorá-la em todos os aspectos. Soluções como o VoIP são excelentes para aprimorar a comunicação de qualquer empresa.

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19/10/2024

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