A maioria das empresas já sabe que a telefonia tradicional do cabo de cobre tem seus dias contados. O futuro passa pela Internet, também pela telefonia, com a infraestrutura VoIP.
Antes de saber mais sobre esse assunto, preencha o formulário abaixo para entrar em contato com a Omnismart e conhecer as melhores soluções VoIP para sua empresa reduzir custos e aumentar a produtividade.
No entanto, muitas organizações não sabem muito bem por onde começar quando implementam essa tecnologia e iniciam a telefonia IP, tanto em suas centrais telefônicas quanto em suas comunicações móveis.
Ficou para trás o tempo em que a empresa possuía várias linhas telefônicas, tinha que configurar uma central telefônica ou vários terminais. Além disso, se quisesse adicionar outras extensões, na maioria dos casos, era necessário expandir o painel de controle com placas caras.
A infraestrutura VoIP apenas transforma uma conexão com a Internet em uma plataforma para fazer chamadas telefônicas. Isso a torna uma solução mais barata flexível e poderosa.
Infraestrutura VoIP: o que é preciso para implementar
Para se beneficiar das funcionalidades da implantação da infraestrutura VoIP, você deve ter apenas uma conexão com a Internet com boa velocidade. Simples assim!
Mas dentro dessa simplicidade, existem alguns requisitos que veremos abaixo.
Telefonia digital
- O serviço de telefonia VoIP precisa de dispositivos prontos para serem usados. Neste caso, existem três soluções:
- Telefone VoIP: projetado para este fim. Ele permite que você tire o máximo proveito das características da rede;
- Adaptador IP: é a opção menos recomendada. É simplesmente colocar um adaptador em um telefone fixo normal;
Smartphone e computador: através de uma aplicação, permite usar tanto o computador quanto o celular dentro da infraestrutura VoIP.
Operadora de telefonia digital
No entanto, sempre será necessário colocar-se nas mãos de uma empresa especializada em tecnologia VoIP.
Por exemplo, a Omnismart tem alguns bons anos de experiência nesta área. Nós podemos te aconselhar e te orientar quanto a todo o processo de migração para um sistema de telefonia digital.
Infraestrutura mais simples
Ao contrário das linhas telefônicas convencionais, não é necessário ter um painel de controle grande ou uma fiação extensa. Integrando-se ao sistema de rede da própria empresa, funcionará perfeitamente através de computadores ou telefones IP.
Além disso, essa infraestrutura mais simples supõe, ao mesmo tempo, uma economia de custos. Todas as linhas telefônicas podem ser dispensadas para explorar a conexão com a Internet.
Liberdade
Um dos grandes benefícios associados à facilidade de implementação da infraestrutura VoIP é a liberdade total para escolher a operadora, o equipamento novo ou até aproveitar o atual.
A segunda opção é menos recomendada porque um telefone padrão não possui os mesmos recursos que um telefone preparado para VoIP.
No entanto, dentro do equipamento atual, você pode usar o computador, se necessário, para ligar. Mas a grande vantagem deste sistema é aproveitar a rede Wi-Fi da empresa ou o pacote de dados em um smartphone.
Facilidade e simplicidade são mesmo as palavras-chave da implementação da telefonia digital através da infraestrutura VoIP.