Muita gente se pergunta se o 0800 é sempre gratuito. A resposta é sim, o 0800 é sempre gratuito, porém, algumas atenções devem ser tomadas.
Um toque importante para a economia na conta telefônica é a diferenciação dos prefixos. Nem todas as ligações efetuadas para companhias aéreas, bancos e toda sorte de empresas com atendimento ao cliente são gratuitas.
Quando o sistema de atendimento do serviço utiliza o prefixo 4004 ou 4002, é melhor ficar atento. Enquanto o 0800 é sempre gratuito, o 4004 e 4002 podem confundir os clientes e levá-los ao prejuízo na economia do fim do mês.
Muitos clientes não analisam a conta telefônica para conferir as ligações efetuadas e seus valores correspondentes. Alguns dos clientes mais desavisados podem não compreender o rombo na conta ao se depararem com uma ligação que, em tese, deveria ser gratuita.
É de suma importância solicitar à sua operadora um extrato detalhado para que você, cliente, esteja a par de cada cobrança.
Para evitar imprevistos e gastos prescindíveis, é preciso diferenciar os prefixos 4002 e 4004 do 0800.
Por que os prefixos diferem?
É um hábito do consumidor estabelecer contato com empresas de médio e grande porte através de ligações gratuitas. Essas ligações tendem a ter algo em comum: o 0800. Se o número de atendimento não começa com esse prefixo, é melhor ficar atento.
Nos últimos tempos, algumas empresas mudaram seu modus operandi no atendimento ao cliente. O 0800, número gratuito, passou a ser substituído por números pagos.
Algumas empresas passaram a utilizar o 0800 para ligações de fora do estado. Ligações efetuadas dentro da capital passaram a adotar o 4004 e 4002.
O contrário também acontece. Em alguns serviços, o 0800 é sempre gratuito quando a ligação é feita dentro da capital ou do estado. Para outras localizações, é preciso desembolsar algum dinheiro para contatar o atendimento.
Alguns desconhecem essa nova determinação, enquanto para outros essa diferenciação pode passar despercebida. A regra de que o 0800 é sempre gratuito tem suas variáveis dentro da confusão de prefixos.
Nos prefixos 4004 e 4002, o cliente deve aguardar na linha por minutos, enquanto o valor da ligação é contabilizado. A espera na linha é o que acarreta o valor salgado na conta telefônica do fim do mês.
Para evitar ficar plantado e ainda pagar uma quantia inconveniente, se faz necessário que algumas medidas sejam tomadas.
É permitido cobrar por atendimento ao cliente?
A resposta é sim. O 0800 é sempre gratuito, mas a cobrança pelo atendimento não ilegal. Para algumas empresas, porém, o 0800 é uma exigência. Isto é, o serviço gratuito deve ser oferecido a todos os clientes, sem distinções.
E agora, o que faço?
A melhor forma de evitar o descontrole de gasto na conta telefônica é evitando ligações em horário de pico, exceto quando se tratar de um número 0800, que é sempre gratuito, é claro.
Se for necessário ligar para um serviço de atendimento pago, nada melhor do que optar por fazê-lo em um horário de pouco tráfego na linha. Do contrário, a chance de ficar esperando é maior.
Lembre-se que cada minuto de espera estará sendo cobrado, por isso, evite horários comerciais e congestionados. Isso promoverá a economia e poupará seus ouvidos daquela musiquinha de espera interminável.
Considerações finais
O 0800 é sempre gratuito, mas esteja atento para outros serviços que, a depender do prefixo, cobram a ligação.