Tronco Sip: Ferramenta Pode Melhorar A Comunicação Da Sua Empresa

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Leonardo Ferreira

19/10/2024

Índice

Por medo de tentar coisas novas, muitos empreendedores acabam entrando na mesmice e não experimentando outros recursos que podem melhorar a rotina da organização. Um bom exemplo é o tronco SIP. Esse nome já é bem conhecido no ramo das telecomunicações, mas diversos empresários não sabem muito bem o que ele significa e o que é necessário para instalar essa tecnologia no dia a dia.

Nesse texto, você vai tirar essas e outras dúvidas sobre tronco SIP. Pronto para aprender?

O que é tronco VoIP?

A sigla SIP significa Session Initiation Protocol. Ela atua como peça essencial para sinalização e controle de comunicações multimídia.

Em outras palavras, o tronco SIP funciona basicamente da mesma forma que um linha telefônica tradicional.

Mas então, qual é o diferencial do tronco IP? Ele elimina a necessidade de fios físicos, pois todas as chamadas são realizadas via internet pela tecnologia VoIP.

A inovação utiliza o circuito de dados da organização, que pode ser T1, DSL e Wi-fi, para conectar o sistema telefônico a rede.

Principais benefícios de um tronco VoIP

Confira as melhores vantagens que fazem os empresários adquirirem um tronco SIP para suas empresas:

  • Pague pelo que precisar, quando precisar;
  • Possibilidade de aumentar e diminuir o número de ramais com facilidade sempre que for necessário;
  • Praticidade de uso com todo tráfego presente na mesma rede;
  • Voz e dados protegidos por um provedor de rede confiável;
  • Alocação dinâmica de largura de banda para que todas as necessidades da empresa sejam supridas;
  • Ligações sem interrupção com um tráfego de voz eficiente;
  • Chamadas de graça para todas localidades conectadas;
  • Redes seguras que protegem as filiais de ataques online;
  • Otimização do PBX;
  • Possibilidade de trabalho remoto;
  • E muito mais!

Funcionalidades de um tronco IP

Praticidade na instalação

Diferente da telefonia analógica, um tronco VoIP pode ser instalado sem burocracias e você pode começar a usar sua nova linha no mesmo dia.

Sem contratos

Lembra que um tronco SIP não trabalha com burocracia? Não existem contratos nem multas, pois você paga os valores respectivos por cada chamada e não por quantidade de linhas.

Possibilidade de crescimento

O tronco IP te dá toda infraestrutura necessária para que você aumente suas vendas e comece a ver o crescimento de negócio que você sempre sonhou.

Ligações ilimitadas

As chamadas são ilimitadas e podem ser feitas ao mesmo tempo por todos os colaboradores que trabalham na sua empresa, sejam eles presenciais ou remotos.

Gestão impecável

Você pode gerenciar diversos aspectos da sua comunicação online, como os relatórios de uso e os de cobrança, todos com dados apresentados em tempo real.

Mais segurança

O tronco VoIP permite que você criptografe a sinalização com TLS e o áudio com SRTP, Secure Real-Time Transport Protocol, em inglês.

Além disso, existem outras ferramentas disponíveis para aumentar a segurança, impedindo acessos restritos e golpes.

Gravação e armazenamento de chamadas

Para te dar ainda mais segurança, você pode gravar e armazenar todas as ligações por tempo ilimitado. Além de você ficar mais tranquilo, seus clientes também terão a confiança no seu serviço.

Recursos de operadoras

O tronco SIP pode oferecer todas as funcionalidades que uma operadora trás, como CLI dinâmico, suporte à DTMF e diversas opções de codecs.

Ligações de emergência

Você consegue fazer chamadas automaticamente com seu endereço para contatos de serviços emergenciais.

Interconexão segura

Por meio de um túnel IPSec VPN, é possível proteger seu tráfego de voz de maneira eficaz.

Como saber se o tronco IP é a melhor opção para minha empresa?

Para ter a resposta da questão acima, faça as seguintes perguntas para si mesmo:

Você está gastando mais do que deveria com TI só para manter as linhas telefônicas tradicionais?

Você conhece alguma empresário que trocou seu sistema telefônico comum por um em nuvem? Ele está satisfeito com essa mudança?

Ter um sistema de comunicação unificado e tecnológico traria benefícios para o seu negócio?

Se você respondeu positivamente a qualquer uma dessas perguntas, nem precisa mais ficar pensando em qual decisão tomar. O tronco VoIP é a melhor opção para o seu negócio!

Um estudo recente mostrou que as empresas podem gastar até 75% do seu orçamento em TI para manutenção e funcionamento de um sistema telefônico tradicional.

Pare de gastar seu dinheiro com algo ultrapassado e adquira já um tronco SIP para sua organização!

Como é feito o entroncamento do tronco IP?

O entroncamento para interligar a operadora de telefonia é feito a partir de um link de dados ou internet, usando o protocolo TCP/IP.

Para entroncamento com operadoras de telefonia fixa, são usadas interfaces E1. Já para entroncamento com operadoras de telefonia móvel, são utilizadas interfaces GSM.

Cada uma pode operar com mais de um chip, permitindo que a interface use números e operadoras diferentes a cada chamada.

Quais equipamentos são necessários para utilizar o tronco VoIP?

Existem alguns aparelhos que podem melhorar a sua experiência com o tronco SIP. Alguns exemplos são os modelos de PABX IP Intelbras e Placa SIP Intelbras.

Veja abaixo a lista que separamos para você, mas fique a vontade para procurar outras opções no mercado!

Central PABX IP

Ela permite até 700 conexões SIP, sejam elas ramais ou troncos, 60 canais E1 (R2/ISDN) e 32 interfaces analógicas (FXS/FXO).

A CIP 92200 é uma central PABX IP com bastante flexível, que pode se adaptar facilmente às mudanças do ambiente de trabalho.

Ela possui gateways integrados, que possibilitam integração com outras tecnologias e diferentes fluxos de trabalho.

  • Seus principais benefícios são:
  • Baixo investimento inicial;
  • Diminuição de gastos;
  • Maior qualidade no atendimento;
  • Gravação e armazenamento de chamadas;
  • Criptografia das ligações;
  • Mais segurança para empresa e clientes;
  • Tráfego de voz excelente.

Microcentral IP sem fio

O TS 60 IP trás um sistema de telefonia híbrido para o seu negócio. Isso significa que ele pode ser utilizado com soluções analógicas, digitais ou virtuais e ainda oferecer a mesma comunicação de qualidade, segura e sem interferências para a empresa e seus clientes.

Você pode realizar suas chamadas em um linha fixa ou com uma conta VoIP, dependendo de como funciona seu fluxo de trabalho.

As principais vantagens dessa tecnologia são:

  • Mobilidade;
  • Integração com ramal DECT;
  • Total integração com outras tecnologias e principais codecs;
  • Praticidade;
  • Economia;
  • Diminuição de gastos;
  • Se adapta a qualquer lugar, inclusive fixado na parede.

Central PABX Híbrida

Tudo que você espera de uma central de comunicação pode ser encontrado nessa tecnologia.

Ela é feita especialmente para micro e pequenas empresas que querem interligar tecnologias analógicas, digitais e virtuais. Mas, também pode ser utilizada em qualquer negócio que queira melhorar sua capacidade de comunicação.

Seus principais benefícios são:

  • Segurança;
  • Qualidade no atendimento;
  • Aumento da produtividade;
  • Possibilidade de crescimento empresarial;
  • Comunicação IP com mais de 30 troncos IP e 120 ramais virtuais;
  • Economia;
  • Praticidade;
  • Mobilidade;
  • Ótimo retorno sobre o investimento;
  • Chamadas mais baratas;
  • Seleção automática de linhas;
  • Ramal econômico;
  • Bloqueio de chamadas a cobrar;
  • Interligação de matriz e filiais;
  • Agilidade no redirecionamento de chamadas;
  • Gravação e armazenamento de ligações com o software ICR.

Telefone IP

É a solução perfeita para quem quer economizar sem reduzir a qualidade do atendimento.

Com o TIP 125, você pode fazer todas as suas ligações por internet, o que te dá aquela economia necessária nas chamadas e na infraestrutura.

Além disso, fica bem mais fácil mudar o aparelho de lugar sempre que for necessário, já que ele não precisa de fios ou alteração de ramal para isso.

Fora as já citadas, também existem as seguintes vantagens:

  • Áudio em HD;
  • Display gráfico;
  • Função viva-voz;
  • Conforto para o atendentes;
  • Economia;
  • Instalação prática;
  • Suporte PoE;
  • Integração com outras tecnologias;
  • Design bonito e otimizado para uma maior qualidade de voz.

Gateway de voz

O GW 201 consegue juntar a tecnologia E1 com SIP, o que garante uma comunicação mais eficaz e redução de gastos para o seu negócio.

  • Além disso, há também outros benefícios, como:
  • Excelente custo-benefício
  • Até 30 ligações ao mesmo tempo
  • Praticidade na instalação, configuração, manutenção e monitoramento
  • Economia
  • Conexão com a Rede Pública e Telefonia (PSTN), enlaces VoIP, Softswitches e PABX
  • Ótimo retorno do investimento
  • Mais conectividade
  • Interoperabilidade com o protocolo SIP
  • Estrutura telefônica organizada
  • Registro de até 500 chamadas no histórico
  • Monitoração via Logs, Syslogs e SNMP
  • Atualizações remotas
  • Interface amigável e responsiva

Conheça as soluções da Omnismart!

A empresa Omnismart está presente no mercado de telecomunicações há mais de dez anos. Sempre procurando trazer inovação e qualidade para todos os seus clientes, independente do tamanho de suas empresas.

É por isso que a Omnismart pode oferecer a confiança que você e seu negócio merecem. Com certeza, você irá achar o que procura falando com um dos nossos consultores.

O que está esperando? Venha você também para a era tecnológica da comunicação!

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Leonardo Ferreira

19/10/2024

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