O mundo mudou. Evoluiu. E empresas em busca de destaque no mercado ou acompanham essa mudança ou ficam para trás. Desde que a tecnologia VoIP ganhou popularidade nos EUA e se expandiu para o resto do mundo em 2003, ela tem apresentado dados que mostram que esse sistema de telefonia já gerou cerca de US$ 74,5 bilhões de contribuição econômica. Logo, uma das principais tendências da telefonia VoIP é tornar-se padrão para as empresas, substituindo as operadoras de telefonia convencionais.
Nos Estados Unidos, a telefonia VoIP já está inserida na maioria das redes das grandes empresas do país, agregando inúmeros benefícios. Essa economia gigantesca em tempos de crise logo chamará a atenção de muitos empresários e CEOs de grandes instituições financeiras, o que aumentará o número de clientes que buscarão esse serviço de chamada de voz via dados.
Um vislumbre do futuro
O avanço tecnológico da internet abriu inúmeras possibilidades para o futuro, assim como aconteceu na época de seu surgimento. Esse avanço da internet banda larga contribuiu diretamente para o VoIP.
Com os avanços atrelados diretamente um ao outro, as tendências da telefonia VoIP são de expandir horizontes e romper ainda mais fronteiras. Um passo a mais na evolução da comunicação entre redes, afinal, ela possibilita chamadas por minuto e conversas online quase que gratuitas devido ao baixo custo.
Logo, não irá demorar muito para que as tendências da telefonia VoIP sejam cada vez mais reais e se façam presentes na vida corporativa das empresas, substituindo a tecnologia atual (PSTN) como única rede de chamadas de voz.
Por que seguir as tendências da telefonia VoIP?
Um cálculo simples pode responder a essa pergunta.
Coloque na ponta do lápis o quanto sua empresa gasta por minutos em cada ligação interurbana diária que recebe ou realiza para fins comerciais. Será que seu lucro cobre todo esse gasto?
Multiplique isso por dias, por meses, por anos.
Quanto você economizaria se tivesse tido a opção de contratar um pacote único mensal de minutos que seriam diluídos em dados de internet para qualquer uma dessas ligações?
Está explicado por que investir nesse modelo de comunicação e seguir o VoIP?
Reduzir os custos telefônicos já seria um ótimo motivo para o investimento. Mas, contrariando a Lei de Murphy, nada é tão bom que não pode ser melhorado. Veja mais três outros benefícios da telefonia VoIP:
Baixo custo, fácil instalação e um sistema exclusivo para clientes que adotam o sistema. Ele oferece para os usuários a oportunidade de ter um número fixo único, 0800 e 4003;
Mobilidade. Telefones VoIP não ficam conectados a cabos de telefone ou internet, portanto, podem alterar facilmente sua localização, de forma simples, sem a necessidade de todo o processo de desinstalação;
Suporte diferenciado. Com o VoIP, empresas que hoje oferecem suporte via telefone poderão atualizar seu sistema para suporte por vídeo, estreitando ainda mais o relacionamento com seu cliente, que viverá uma experiência nova e totalmente personalizada.
Considerações finais
A realidade é que o VoIP deixou de ser uma tendência para se tornar realidade. É cada vez maior o número de empresas que investem na tecnologia. Nos últimos dois anos, cresceu 90% a procura por Telefonia IP e PABX Virtual. Ficar de fora dessa onda de inovação pode colocar seus negócios a perder.