A Anatel emite duas licenças para operadoras de telefonia VoIP. A SCM (Serviço de Comunicação Multimídia) e a STFC (Serviço de Telefonia Fixa Comutado). Muitas operadoras não possuem nenhuma dessas duas autorizações e atuam como provedores pirata. Outras empresas possuem apenas a licença SCM, que é mais fácil e rápida de ser obtida. Poucas empresas possuem ambas autorizações.
Nesse texto vamos apresentar 4 razões para você contratar apenas empresas que possuem as duas licenças.
A qualidade de uma operadora VoIP e as suas licenças
A qualidade de uma operadora de telefonia IP está diretamente ligada ao investimento em estrutura e capacitação técnica. Para garantir que o mercado tenha condições isonômicas e também que apenas empresas com qualificação técnica possam prover serviços de telefonia, a Anatel emite duas autorizações: a SCM e a STFC.
A SCM é mais fácil de ser obtida e todo o processo é online. A STFC é mais complicada e demanda maior esforço e investimento da empresa. Por conta disso é mais raro encontrar empresas que a possuem.
Os provedores que têm ambas as autorizações, SCM e STFC, são diferenciados de seus concorrentes. Vamos apresentar as 4 razões dessa importante diferença:
1. Provedor autorizado e legalmente qualificado
A primeira razão é um princípio básico. Empresas sem as autorizações SCM e STFC são provedores piratas. Não pagam impostos devidamente e não comprovaram junto ao órgão regulador possuir os requisitos jurídicos, financeiros e técnicos para oferecer o serviço de telefonia VoIP.
2. Diferencial de qualidade e investimento
A maior parte das empresas possuem apenas a licença SCM, que é obtida mediante processo online e não apresenta grandes exigências. Um provedor que além de SCM possua também a STFC, com certeza tem condições técnicas e serviços diferenciados. A licença STFC exige uma série de requisitos de interconexão, cobertura e qualidade de serviços. Poucas empresas conseguem obtê-la.
3. Licença SCM é fácil de se obter
A licença SCM, por ser mais fácil e não exigir requisitos muito rigorosos é a mais popular do mercado. Uma empresa que possua essa licença está um passo a frente das operadoras piratas que apresentam alto risco, mas estão um passo atrás dos provedores que também possuem a licença STFC.
4. Telefonia VoIP irrestrita
A chamada comunicação VoIP irrestrita é como o mercado de telecomunicações classifica as redes de telefonia IP que possuem interconexão com a rede pública de telefonia (fixa e móvel). Para operar nesse nível, é obrigatório a autorização STFC. Apenas a licença SCM não basta para oferecer comunicação VoIP irrestrita.
Uma das poucas empresas do mercado que possui as duas licenças é a Omnismart. Nossa estrutura e capacidade técnica é diferenciada dentro do mercado. Faça uma avaliação de nossos serviços e nos compare com a concorrência. Você não vai ter dúvida em escolher um dos nossos pacotes!
Gostou desse artigo? Veja também:
Como Escolher a Melhor Operadora VoIP http://www.omnismart.com.br/como-escolher-operadora-voip
Benefícios das Licenças SCM e STFC http://www.omnismart.com.br/beneficios-scm-stfc
Segurança em Serviços de Telefonia VoIP http://www.omnismart.com.br/seguranca-telefonia-voip
Recursos Externos:
- Guia da Anatel sobre Licenças VoIP https://www.gov.br/anatel/pt-br/assuntos/servicos/licencas-voip
- Artigo sobre VoIP e Licenças no Sebrae https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/voip-licencas-voip,8a1c4e
- Tendências em Telefonia VoIP https://www.infoq.com/articles/trends-voip-telefonia/