Você já ouviu falar em chatbaots ou em uma solução ainda mais específica, o chatbot para e-commerce? Chatbot é um software capaz de simular um atendente real e interagir com pessoas em aplicativos de mensagens instantâneas como WhatsApp e Facebook Messenger como se fosse um ser humano. A ferramenta traz uma série de benefícios para diversos segmentos e um deles é o de lojas virtuais. Vamos ver, a seguir, 5 grandes benefícios do chatbot para e-commerce.
1. Diminuição do tempo de espera e economia
Quanto menos tempo precisarmos esperar por um atendimento, seja por telefone ou por chat, melhor será. Porém, para atender muitas pessoas em pouco tempo através do modo convencional, ou seja, com atendentes reais, é necessário um investimento muito maior para manter equipes grandes de atendimento.
Chatbots são softwares que podem enviar milhares de mensagens todos os dias, atender várias pessoas ao mesmo tempo e, consequentemente, diminuir o tempo de espera para os clientes. Além disso, por não precisar manter uma equipe com dezenas ou centenas de atendente, você também economiza muito ao mesmo tempo em que oferece uma experiência de atendimento rápida e eficaz aos usuários – outra vantagem que exploraremos melhor a seguir.
2. Melhor experiência para o usuário
Em um negócio focado no usuário, seja uma loja física ou uma loja virtual, um dos diferenciais mais importantes é a experiência oferecida. Quase ninguém pode perder tempo esperando para ser atendido em uma ligação ou passar horas pesquisando um produto. Nesse cenário, o chatbot para e-commerce surge como uma solução econômica e eficaz para aprimorar a experiência do usuário.
A loja virtual das Casas Bahia desenvolveu um chatbot na Black Friday de 2016. O Bahianinho, como foi chamado o robô, conversou com mais de 50 mil pessoas, enviou mais de 2 milhões de mensagens e gerou mais de 46 mil agendamentos para enviar ofertas – tudo isso em apenas 4 dias. A gigante do comércio virtual também afirmou que, graças a essa ação, o ticket médio de compra foi 25% superior ao do ano anterior.
3. Comodidade em vários dispositivos
Outro benefício do chatbot para e-commerce é que ele aproxima o usuário das vendas em qualquer dispositivo, seja um smartphone ou um tablet.
Muitas pessoas já passaram por experiências desagradáveis ao tentar fazer uma compra em uma loja virtual por meio de um dispositivo móvel. Os chatbots podem auxiliar o cliente durante todo o processo e, assim, deixar as compras mais acessíveis.
4. Atendimento preciso e personalizado
Chatbots podem processar uma grande quantidade de informações, o que permite personalizar o atendimento, deixando os clientes mais satisfeitos e aumentando as chances de compra.
Um chatbot pode, por exemplo, encontrar produtos específicos em poucos segundos de acordo com a solicitação do usuário, oferecendo a ele soluções alinhadas às suas necessidades em tempo recorde.
5. Mais vendas para sua loja
Como se todos esses benefícios já não fossem excelentes, um chatbot para e-commerce também pode trazer mais vendas para sua loja graças ao atendimento rápido e personalizado que ele oferece. É normal que, diante de todas essas facilidades e essa experiência excelente, os usuários acabem comprando mais. Assim, os chatbots são incríveis ferramentas para alavancar vendas!