As empresas sempre tiveram uma variedade de ferramentas à sua disposição para melhorar a comunicação empresarial, tanto interna como externamente. No entanto, o equipamento e o software necessários para esses recursos eram frequentemente caros e, portanto, fora de alcance para a maioria das empresas. Com o advento do VoIP, as organizações de qualquer tamanho puderam ter acesso a recursos robustos como a gravação de ligações VoIP por um preço muito mais acessível.
A gravação de ligações VoIP é um recurso valioso para as empresas. Vamos entender as várias formas de utilizar esse recurso a seguir.
Gravação passiva vs. ativa
A gravação de chamadas passiva envolve a identificação de pacotes através de um hub de rede ou gateway que é monitorado para capturar e gravar apenas o tráfego de áudio em tempo real. Embora a gravação de chamadas passivas seja eficiente, não é capaz de capturar chamadas remotas ou em canais de comunicação peer-to-peer uma vez que as chamadas internas não fluem através do gateway.
A gravação ativa envolve duplicar os pacotes de áudio e redirecioná-los para o gravador. Nesse processo, o gravador atua como um participante ativo na chamada. Ele pode ser usado para gravar chamadas feitas de locais remotos ou chamadas internas, mas pode afetar a qualidade de uma chamada uma vez que outro participante é adicionado.
Gravação de hardware vs. software
Para as empresas que utilizam equipamentos próprios (soluções instaladas), há uma variedade de opções de gravação de ligações VoIP envolvendo soluções de hardware ou software. Escolher a solução apropriada depende da rede existente e da finalidade da gravação das chamadas.
Já as empresas que usam soluções VoIP hospedadas podem simplesmente ativar a gravação de chamadas através do seu painel de controle online se o recurso for oferecido pelo provedor. Isso não requer nenhum hardware, mas pode implicar custos adicionais se o recurso não estiver incluído no seu plano atual.
Gravação automática vs. on demand
As organizações possuem a opção de habilitar a gravação de chamadas em todos os casos para ligações de entrada e saída. A gravação de chamadas também pode ser ativada para cada dispositivo ou apenas para um subconjunto específico.
Por outro lado, os usuários podem ativar a gravação de chamadas para chamadas específicas usando a combinação de teclas estabelecida pelo fornecedor. Normalmente, as chamadas são guardadas por um certo período de tempo antes de serem excluídas e os gerentes podem baixar as gravações para armazenamento e recuperação posterior.
Como a gravação de ligações VoIP pode ser útil?
Gravar chamadas pode ser uma ferramenta útil para motivação e treinamento de funcionários, especificamente nos departamentos de atendimento ao cliente ou vendas. Os agentes podem ouvir suas próprias chamadas para melhorar suas interações e receber conselhos de gerentes de avaliação de desempenho.
No entanto, estes não são os únicos usos da gravação de ligações VoIP. Em indústrias altamente regulamentadas, a gravação de chamadas pode ser necessária para cumprir a lei ou servir como evidência em caso de disputa. Certas empresas também gravam chamadas para reduzir a probabilidade de ações judiciais e aumentar a segurança.
As empresas que ainda não implementaram a gravação de chamadas porque o recurso era caro ou difícil de utilizar agora podem aproveitar todos os benefícios da gravação de ligações VoIP. Contrate hoje mesmo um dos planos VoIP da Omnismart e comece a gravar todas as suas chamadas!