Administrar qualquer área de uma empresa não é tarefa fácil. É preciso muita organização, processos desburocratizados e conhecimento para que tudo se mantenha nos eixos. Não seria diferente com o ramo de telecomunicações. Por isso, separamos a seguir um guia prático com 18 ideias que vão te ensinar a ter uma gestão de Telecom exemplar no seu negócio.
Para que se tenha um bom programa de gestão, é preciso mapear os recursos, organizar os processos e controlar os custos.
Esse tripé te proporciona uma melhor visibilidade do inventário, dos serviços que foram contratados, das características do perfil de utilização e de todas as áreas que fazem parte desses processos.
Desta forma, é possível otimizar o ciclo de vida da gestão, aumentar a eficiência e reduzir os gastos.
Na maior parte dos casos, os programas de gestão tem como objetivo mapear erros de cobranças e evitar que pagamentos sejam realizados indevidamente. Mas, é importante ressaltar que os benefícios vão bem mais além.
Para que sua empresa atinja os resultados mais satisfatórios e que tenha uma gestão de Telecom exemplar, siga as dicas abaixo:
- Possuir inventário mapeado de forma centralizada e com todas as informações necessárias (dispositivo, o seu estado, quem é o responsável por ele, onde reside… enfim, tudo o que for útil para uma gestão de Telecom exemplar);
- Criar processos que mantenham o inventário atualizado constantemente;
- Identificar quais aparelhos estão ligados a algum tipo de fidelização, a duração deste plano e as condições e valores para aplicação de multa;
- Saber quem são todos os fornecedores e os serviços que foram contratados;
- Possuir um canal direto de comunicação com as operadoras, principalmente com os gerentes de contas;
- Elaborar uma política séria quanto a aquisição de novos equipamentos, como será o processo de compra e os termos de responsabilidade que o usuário deve cumprir;
- Implementar um software de gestão de Telecom que será responsável por processar faturas e automatizar de forma padronizada as informações;
- Possuir um processo de auditoria que abranja tarifas, planos, pacotes, serviços cancelados, recursos cancelados e demais recursos que são terceirizados;
- Controlar as contestações que ainda estão abertas, os créditos que foram recebidos e aqueles estornos que foram efetuados;
- Produzir relatórios para analisar e otimizar seus custos. Definir também qual será a periodização destes relatórios;
- Agrupar as faturas de uma forma que se diminua o maior número possível de arquivos. Isso garante que esses dados fiquem organizados e não se percam;
- Dividir os custos por cada uma das áreas da empresa;
- Controlar o fluxo das faturas (processada, recebida, paga, enviada para pagamento, auditada);
- Criar processos que evitem o pagamento de multas por conta de atrasos;
- Criar cultura e políticas de conscientização acerca do uso de Telecom para seus funcionários;
- Elaborar processos e mecanismos que evitem gastos excessivos com roaming, seja ele nacional ou internacional;
- Contratar especialistas que realizarão RFPs (documento formal escrito para a contratação de serviços ou pessoas);
- Possuir um time antenado e dedicado a encontrar maneiras, serviços e oportunidades de reduzir os custos.
Então, o que achou das nossas dicas para uma gestão de Telecom exemplar? Compartilhe conosco na área de comentários abaixo quais são suas opiniões sobre o assunto e acesse o site da Omnismart para conhecer nossas soluções.
Administrar o setor de telecomunicações é uma tarefa complexa que demanda uma visão detalhada e estratégica. As 18 ideias apresentadas oferecem um roteiro para aprimorar a eficiência, reduzir custos e assegurar a qualidade dos serviços de telecom em sua empresa. Seguir essas diretrizes é essencial para estabelecer uma gestão exemplar nesse setor dinâmico.
Uma gestão de Telecom eficaz ultrapassa a simples prevenção de erros de cobrança e abrange uma visão holística do inventário, processos, e relacionamento com fornecedores, além de uma comunicação eficiente e políticas internas de conscientização. Com as ferramentas e processos certos, é possível não apenas evitar despesas desnecessárias, mas também agregar valor ao negócio.
Para alcançar a excelência e manter-se competitivo, é indispensável contar com o apoio de especialistas e soluções tecnológicas avançadas. A Omnismart está pronta para ser sua aliada nessa jornada, fornecendo as soluções necessárias para transformar a gestão de Telecom da sua empresa. Visite nosso site e descubra como podemos ajudá-lo a atingir uma gestão de telecomunicações verdadeiramente exemplar.