Espionagem VoIP é o ato intencional de ouvir secretamente uma conversa e, na maioria das vezes, sem boas intenções. Embora hoje o ato também inclua sistemas telefônicos IP, a espionagem telefônica não é uma tendência recente. Os cibercriminosos vem praticando espionagem VoIP desde quando a tecnologia surgiu em meados da década de 90. Para você ficar mais protegido, vale a pena conferir essas 4 dicas a seguir.
1. Nunca implante um sistema com configurações padrão
Todos querem implantar um sistema o mais rápido possível, mas isso geralmente resulta em maiores chances de ataques. Quando você implanta um sistema VoIP com as configurações padrão, os mal-intencionados podem pesquisar a documentação do fornecedor e encontrar brechas para ataques.
Dependendo da solução VoIP adquirida, você deve ter a opção de alterar as configurações de fábrica (tanto de um equipamento quanto de um software) e essa é sempre a escolha mais segura.
2. Ao adquirir um hardware, verifique a existência de vulnerabilidades
Um exemplo de vulnerabilidade em telefones VoIP aconteceu em 2015 quando a Cisco detectou uma falha de segurança em telefones IP que facilitava a espionagem VoIP e enviou um alerta de segurança ao mercado. Se não fosse por esse alerta, várias empresas poderiam ter sido vítimas de espionagem.
Você deve monitorar regularmente os avisos do seu fornecedor de hardware. Sem um monitoramento adequado, você não saberá o quão vulneráveis seus telefones VoIP corporativos podem estar.
3. Fique seguro
Ao utilizar um software VoIP, é importante mantê-lo sempre atualizado pois os desenvolvedores costumam lançar updates de segurança periodicamente. Além disso, é importante atualizar sempre o seu sistema operacional e seu antivírus.
Ameaças cibernéticas estão em constante evolução, portanto, seus produtos de segurança também devem estar.
4. Criptografe chamadas VoIP
Outra forma de evitar a espionagem VoIP é criptografando as chamadas. Especialmente se você trabalha em uma indústria regulamentada como saúde ou finanças, criptografar chamadas VoIP é essencial para manter a segurança.
Muitos provedores em nuvem oferecem diretrizes de criptografia de chamadas gratuitamente e outros oferecem o serviço mediante uma taxa adicional. Consulte seu fornecedor VoIP para determinar as melhores opções de criptografia para sua infraestrutura de comunicações.
Considerações finais
A Omnismart é uma operadora de telefonia especialista em plataformas de telecomunicações. Além de indicarmos os melhores equipamentos para sua operação, temos também um softphone proprietário para proporcionar ainda mais segurança aos nossos clientes.
Escolher a operadora certa pode fazer grande diferença já que um serviço focado no consumidor e um softphone proprietário são cruciais para diminuir as chances de ataques.
A fim de combater efetivamente as ondas de espionagem VoIP, as empresas precisam adotar uma abordagem holística. Isso inclui políticas de implantação e práticas de segurança para garantir que os agentes mal-intencionados não consigam acessar suas chamadas.
Não hesite em entrar em contato conosco para obter mais informações sobre nossos planos e soluções. Se você já é nosso cliente, converse com nossos representantes e veja como proteger seu negócio!