Como As Comunicações Unificadas Estão Mudando O Mercado De Telecom?

Picture of Leonardo Ferreira

Leonardo Ferreira

19/10/2024

Índice

Comunicações Unificadas são um conjunto de serviços que utilizam ferramentas em rede para realizar troca de informações em tempo real e de forma integrada. Alguns exemplos são a telefonia VoIP, os chatbots, as chamadas em vídeo-conferência e o envio de mensagens instantâneas como SMS, e-mail ou via chats.

Empresas que prestam esse tipo de serviço oferecem a seus clientes uma interface que leva a sua marca e que reúne todas essas ferramentas em um único local. Elas podem ser utilizadas pelas empresas para otimização de processos, ampliação do fluxo de informações e aumento do tempo de resposta entre seus próprios funcionários e entre funcionários e clientes.

Uma empresa que utiliza um sistema de Comunicações Unificadas obviamente tende a reduzir seus custos de forma drástica e ter um aumento verossímil na produtividade de seus colaboradores.

Comunicações Unificadas nos Estados Unidos

Dados de 2011 apontaram que 76% das empresas que implantaram um sistema unificado de comunicações no ano anterior disseram ter tido retorno maior ou equivalente ao investimento inicial após o ato da implantação, atendendo suas expectativas.

Segundo uma pesquisa da operadora tecnológica CDW, realizada com funcionários de TI de diferentes setores do país, desde o governo até saúde e empresas em geral, a resposta foi unânime. Quando perguntados acerca do futuro do sistema de Comunicações Unificadas, todos afirmaram que muito breve todas as empresas dos Estados Unidos optariam pela implantação da tecnologia.

Eles não se enganaram, pois dois anos depois, em 2013, ano em que a tecnologia ganhou popularidade, os Estados Unidos foram os pioneiros em sua implantação. Hoje, quase todas as empresas da nação americana aproveitam os benefícios do sistema de Comunicações Unificadas.

Comunicações Unificadas na América Latina

Na América Latina, onde o Brasil se inclui, a cada ano aumenta gradativamente o número de empresas que utilizam o serviço. Estima-se que até 2020 o mercado no segmento de Comunicações Unificadas atinja receita em torno de U$ 1,4 bilhões.

Graças ao custo absurdo cobrado pelas operadoras de telefonia brasileiras, a cada dia sobe a porcentagem de empresas nacionais que migram para o protocolo de Internet (IP) como forma de comunicação, aderindo à tecnologia VoIP, integrando e barateando as comunicações internas e externas.

Mesmo a gratuidade dessa tecnologia oferecida por aplicativos como Skype ou WhatsApp não tem sido grande barreira para as operadoras de telefonia VoIP, como a Omnismart. Muitos donos de empresas ainda não vêem com bons olhos seus funcionários utilizando esses aplicativos, ainda que para uso profissional. Por isso, são a favor da implantação de uma interface que integra tudo isso de modo mais corporativo.

No ano da popularização da tecnologia, o mercado latino apresentou receita equivalente a US$ 890 milhões. A tendência é aumentar para em torno de 40% até 2020, chegando ao valor citado acima.

Sobre a tecnologia integrada Omnismart

Com a intenção de multiplicar os resultados de seus clientes, a Omnismart contratou um time de desenvolvedores aptos e extremamente capazes para oferecer integrações de todos os tipos (SOAP, REST, JSON e Integrações ASTERISK) ao CRM de sua empresa. Não perca mais tempo! Entre em contato com a Omnismart para contratar um projeto personalizado com uma telefonia digital de qualidade.

Por fim, esperamos tê-los ajudado a entender o conceito de Comunicações Unificadas. Não fique de fora! Até a próxima!

Picture of Leonardo Ferreira

Leonardo Ferreira

19/10/2024

plugins premium WordPress