Durante os primeiros dias da telefonia VoIP, céticos e detratores criticaram-na dizendo que as ligações eram de má qualidade. Naquela época, a estrutura ainda não estava totalmente desenvolvida. Os sistemas eram, de fato, rudimentares. Como resultado, as chamadas frequentemente caíam ou apresentavam qualidade duvidosa. Hoje, no entanto, a tecnologia melhorou muito e você pode monitorar a qualidade das ligações VoIP para obter o melhor desempenho possível.
Além de contratar um serviço de telefonia digital de qualidade como o da Omnismart, outra coisa que as empresas podem fazer para continuar desfrutando de um nível incomparável de telefonia é monitorar a qualidade das ligações VoIP.
Alguns podem achar que esse é um trabalho tedioso e complicado, mas monitorar a qualidade das ligações VoIP é realmente necessário para garantir que você obtenha o máximo de seu sistema de telefonia digital.
A seguir, apresentamos algumas sugestões para ajudá-lo a monitorar a qualidade das ligações VoIP em sua empresa.
Use um software de monitoramento de voz de terceiros
Diversos fornecedores oferecem ferramentas de monitoramento de voz que geram relatórios detalhados sobre as chamadas feitas e recebidas através da sua rede.
Algumas dessas soluções pesquisam através de detalhes de chamadas para identificar problemas com portas ou linhas específicas. Questões como latência e perda de pacotes ajudam os administradores a monitorar a qualidade das ligações VoIP.
Alguns softwares podem não funcionar com determinados serviços, por isso, certifique-se de verificar se o software é compatível com o seu serviço VoIP.
Verifique com o seu provedor VoIP
Como dissemos, a escolha do seu provedor VoIP pode afetar a qualidade das suas ligações. Mesmo se você tiver uma conexão de Internet de alta velocidade, você pode enfrentar problemas se a qualidade de voz do seu provedor VoIP for fraca.
Quando seu provedor oferecer uma qualidade de voz ruim, podem ocorrer atrasos, perda de pacotes e latência. Por isso, é essencial escolher um fornecedor confiável que garanta excelente qualidade em sua rede VoIP, como é o caso da TW Solutions.
Se você se deparar com problemas de qualidade de voz, certifique-se de conversar com seu provedor VoIP depois de testar sua velocidade de Internet. Pode ser que eles estejam realizando uma manutenção ou, por outro lado, eles podem estar enfrentando problemas mais graves. Essa é a hora de mudar de fornecedor.
Configure a rede adequadamente
A maioria dos problemas de qualidade VoIP ocorrer quando a rede se torna congestionada, o que geralmente acontece quando dados e voz são encaminhados através da mesma rede.
Para manter uma excelente qualidade de voz, certifique-se de configurar a sua rede para priorizar o tráfego VoIP. Há muitas maneiras de lidar com isso. Uma solução é a instalação de roteadores e switches com Qualidade de Serviço (QoS) que priorizam as ligações VoIP.
Conclusão
A qualidade das comunicações de voz é crucial para o sucesso de todo negócio e uma das chaves para ter uma rede de voz livre de problemas de qualidade é através do monitoramento consistente. Certifique-se de aplicar estas três dicas em sua rotina para obter o melhor possível da qualidade de voz VoIP.