Em alguns posts aqui no blog já falamos sobre a importância de seu provedor de telefonia IP possuir as devidas autorizações da Anatel. Ser uma empresa genuinamente da área de telefonia e telecom também é um ponto importante e que assegura que a empresa possui experiência e pessoal qualificado na área. Mas onde consultar se um provedor VoIP possui as licenças SCM e STFC? Como saber se a empresa é realmente da área de telecom e telefonia e não uma empresa novata buscando prestar um serviço a mais mas que não tem qualificação para trabalhar no setor?
Vamos responder essas questões nesse post. Vamos lá!
CNAE da área de telecomunicações
Apenas oferecer um serviço de telefonia IP, revendendo a partir de estrutura de terceiros ou iniciando uma operação sem as devidas autorizações, não assegura que haverá confiabilidade e estabilidade para os clientes.
Algumas empresas são verdadeiras especialistas em telecomunicações, possuem estrutura própria e confiável e dispõem de pessoal qualificado e suporte solícito e capacitado.
Outras empresas já não são nem provedoras de verdade de telefonia IP, pois utilizam estrutura de terceiros e apenas trabalham revendendo. Outras oferecem poucos serviços de telecomunicações e não possuem tradição e experiência na área.
Uma maneira de garantir que seu provedor VoIP é um especialista em telecomunicações é consultando o seu CNAE. O CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas é uma tabela de classificação utilizada pela administração pública para distinguir as diversas empresas de acordo com a atividade que elas exercem.
Empresas genuinamente da área de telecom possuem CNAE específico. de acordo com os serviços prestados pela empresa e as licenças que a mesmo possui.
Em geral, empresas de telecom são descritas nessa tabela como “Informática e Comunicação”, estão na sessão de 58 a 63 (dois primeiros dígitos do código CNAE). O serviço de Telefonia Fixa Comutada, por exemplo, possui o código 61.10-8-01. Empresas que prestam esse tipo de serviço mediante autorização da Anatel (licença STFC) estão enquadradas nesse código.
Como consultar?
Para saber se o seu provedor VoIP possui CNAE de telecom e seus serviços estão de acordo com as autorizações emitidas pela Anatel, acesse esse link e entre com o CNPJ da empresa. Você verá o comprovante de inscrição e situação cadastral da empresa. Nele você poderá conferir todas as atividades principais e secundárias com que a empresa trabalha.
Como exemplo, se você inserir o CNPJ da Omnismart e verificar os códigos de atividades exercidas pela empresa, você verá as seguintes informações:
A atividade principal é a prestação de serviços STFC.
Serviços de comunicação multimídia (SCM) e uma série de outras atividades relacionadas a área de telecomunicações, como consultoria, aluguel e reparo de equipamentos, dentre outras, também faz parte do portfólio da Omnismart. Estão listadas como atividades secundárias.
Cada uma das atividades exercidas está associada a um código. Este é o CNAE daquela atividade.
A Omnismart é um exemplo de provedor VoIP que possui todos os CNAE relativos à telefonia IP e telecomunicações. Na hora de contratar um serviço de telefonia VoIP, contrate uma empresa especialista e qualificada como a Omnismart.