Hoje, damos continuidade a matéria esclarecedora que mostra a você os custos ocultos envolvidos em uma migração VoIP para que você não tenha surpresas desagradáveis depois de contratar o serviço.
Se você perdeu a primeira parte, confira no link a seguir:
Conheça os custos ocultos envolvidos em uma migração VoIP (parte 1/2)
Upgrades de conexão de banda larga e software
Muitas vezes, antes de fazer uma migração VoIP, as empresas esquecem de avaliar no impacto que as atualizações de rede e software tem sobre as despesas operacionais.
Um sistema VoIP que requer transferência de firmware manual para cada unidade final requer horas, se não dias, de tempo técnico caro para atualização on-site.
Por outro lado, um sistema de gerenciamento de escritório central abrangente que controla o softswitch e milhares de unidades de extremidade permite atualizações maciças de software com apenas alguns cliques. Um sistema totalmente integrado também permite a atualização simultânea do softswitch central e dos CPEs do usuário final. O prestador de serviços pode, assim, reduzir drasticamente os custos de upgrades e lançar novos serviços para os clientes.
Suporte ao cliente
O suporte ao cliente pode sempre gerar custos adicionais em uma migração VoIP. Resolver problemas usando um sofisticado sistema de análise centralizado na web aumentará naturalmente a satisfação do cliente. As questões de suporte podem ser identificadas cedo, reduzindo posteriores visitas de técnicos.
Por outro lado, um sistema VoIP com capacidades limitadas de monitoramento requer, naturalmente, uma equipe de suporte relativamente grande. Além disso, qualquer aumento substancial dos assinantes irá, por necessidade, ter um crescimento concomitante no custo do suporte ao cliente.
Uma única interface baseada na web que controla todo o sistema requer menos técnicos locais, mesmo para uma rede grande. Uma vez que não é necessário um conhecimento especializado para operar este tipo de sistema, a gestão baseada na web reduz significativamente as despesas de formação e a mão-de-obra, reduzindo o custo total de propriedade.
Escalabilidade de rede
Comece pequeno e pague conforme você cresce. Essa é a melhor estratégia de negócios para quem está pensando em fazer uma migração VoIP. Beneficiar-se dessa abordagem de baixo risco, no entanto, requer um sistema integrado com uma arquitetura escalável que possibilite o lançamento de serviços com baixo investimento inicial de capital e opções para fácil expansão.
Um sistema inclusivo de VoIP de ponta a ponta com gerenciamento central é facilmente expansível e, assim, ajuda você a economizar. O lançamento de serviços para novos clientes e novas áreas de serviço não exige a contratação de equipes de gerenciamento de projetos caras e demoradas.
Escolher um sistema altamente escalável como o da Omnismart é, portanto, um investimento inteligente de longo prazo que economiza em despesas de capital.
Conclusão
Esperamos que esses dois artigos tenham ajudado você a entender melhor os custos ocultos envolvidos em uma migração VoIP e, assim, esperamos também que você possa tomar a melhor decisão com base nas suas necessidades.
Acessando o site da Omnismart, você pode conhecer alguns de nossos cases de sucesso e também conferir todos os planos de telefonia VoIP que oferecemos atualmente. Venha hoje mesmo para a telefonia digital e faça sua migração VoIP com o melhor provedor do mercado!