Diante da crise, é preciso se reinventar. As soluções em nuvem, que crescem cada vez mais no mundo todo, também estão se tornando cada vez mais comuns no Brasil e a popularização da Internet é um dos fatores responsáveis por isso. Desde quando a crise econômica teve início em nosso país, no ano de 2014, as empresas passaram a buscar alternativas de telefonia para substituir seus sistemas convencionais. A ideia, até hoje, é apostar em ferramentas tecnológicas que gerem mais produtividade, mobilidade, organização e, claro, economia. É justamente nesse cenário que as soluções de Telefonia IP e PABX Virtual se encaixam como uma luva.
Nos Estados Unidos, a contribuição da indústria de VoIP para a economia vem aumentando a uma taxa de 15,3% ao ano. A maior adoção dos serviços VoIP foi durante o período de 2008 a 2012 e o crescimento permanece estável até hoje. Além de reduzir os custos, o tempo dos trabalhadores móveis também é economizado com o VoIP.
No Brasil, o VoIP deixou de ser uma tendência para se tornar uma realidade. Pesquisas realizadas em 2015 apontaram que 32% das empresas que possuem acesso à Internet utilizam o VoIP como sistema de telefonia. Em 2013, a porcentagem era de 26%. Se continuar crescendo nessa proporção, em 2021, pelo menos metade das empresas com acesso à Internet deverá utilizar a Telefonia IP e o PABX Virtual para se comunicar.
Em 2017, alguns provedores VoIP registraram um crescimento de 90% na busca por suas soluções. Em 2018, o crescimento deve continuar.
Por que o VoIP está crescendo tanto?
As empresas estão aderindo à telefonia em nuvem porque ela traz uma série de benefícios para a operação. Hoje, a Internet não é mais obstáculo para a propagação da tecnologia, já que a mesma se encontra popularizada e de amplo acesso.
Dentre os maiores benefícios do VoIP, podemos destacar:
Agilidade e flexibilidade
Resolver problemas com o VoIP é muito mais rápido. Quando precisar de um novo ramal, é só contratar com alguns cliques. Quando precisar de um relatório detalhado, ele estará ao alcance do seu mouse. Quando precisar se comunicar e estiver longe do escritório, é só utilizar seu smartphone ou notebook.
Recursos robustos
Por utilizar a Internet como meio para trafegar as ligações, o VoIP permite que diversos recursos sejam utilizados. Isso significa que o VoIP é o tipo de telefonia que não transmite apenas voz, mas também vídeo e dados. Recursos como Correio de Voz, Gravação de Ligações, Fila de Espera, URA Personalizada, Relatórios Por Centro de Custo e Transferência de Chamadas são nativos nos sistemas VoIP da Omnismart.
Redução de custos
A Telefonia IP e o PABX Virtual podem reduzir em até 70% os custos com telefonia de uma empresa. Por utilizar a Internet, as ligações possuem tarifas muito mais baratas, o que contribui para uma redução de custos mensal e constante.
Considerações finais
Os números que apontam o crescimento do VoIP nos últimos anos vislumbram um futuro muito próspero para a tecnologia que se tornou aliada de empresas de todos os portes diante da crise.
Acompanhando esse crescimento, a Omnismart tem concentrado seus esforços em oferecer soluções VoIP cada vez mais completas, econômicas e diferentes da concorrência.
Acesse o site da Omnismart e entre em contato com nossos consultores para saber como o VoIP pode alavancar os seus negócios!