Com a correria do dia a dia para vencer a crise e a tecnologia em constante mudança, influenciando diretamente no corporativo das empresas, muitos CEOs só ouviram falar, mas de fato, não sabem muto a respeito. Outros, talvez um pouco mais desatualizados, nunca nem mesmo ouviram falar. Afinal, o que é SIP Trunking? Para que esta tecnologia serve?
Vamos por partes.
Para entendermos SIP Trunking, primeiro precisamos conhecer o SIP (Session Initiation Protocol), que na verdade é à base de tudo, a tecnologia primordial para originar o sinal entre o comando de comunicação entre mídias diversas.
O termo se origina de SIP Trunk, uma espécie de conexão metódica que utiliza o SIP com objetivo de estabelecer a troca de dados entre a matriz do cliente com o provedor da operadora VoIP.
O provedor fará as transferências conhecidas como SIP para o STFC (Serviço de Telefonia Fixa Comutada), fornecendo assim serviço idêntico, em alguns casos até melhor, do que o que uma telefonia convencional proporciona.
SIP Trunking resume-se em um sistema de telefonia convencional, mas que funciona através dos dados de navegação de uma internet banda larga. Apresenta algumas diferenças como, por exemplo, o Tronco SIP (nome dado ao equipamento) não necessita de um cabo de rede ou fios, muito menos precisa estar plugado em algum hardware. Sendo assim, ele oferece mobilidade aos atendentes de suporte e garante que todas as ligações, recebidas e realizadas, usem a linha virtual fornecidas pelo provedor por trás do tronco SIP.
O provedor é aquele que provém os dados que conecta os equipamentos do setor de comunicação de sua empresa (T1, DSL, Wi-Fi) à rede.
A barreira a ser vencida
O grande “X” da questão aqui é o fato que muitos clientes nunca passaram da etapa do “ouvir falar”. Talvez, pelo comum medo do novo, não tenham se aprofundado no conhecimento do sistema VoIP. Dessa forma, abrem mão do crescimento pela falta de conhecimento.
Para solucionar esse problema, a Omnismart está aqui para ajudar.
Que tal conhecer alguns dados a respeito do que essa tecnologia revolucionária tem gerado em países como os Estados Unidos?
Estudos recentes descobriram que em 2013, em torno de 13% das empresas do país já utilizavam o SIP Trunking com o intuito de controlar totalmente o seu tráfego WAN, reduzindo em muito os seus custos. Para o ano de 2018, estima-se que com a tendência de migração de analógico para tecnológico, mais de 42% de todas as empresas do país já estejam utilizando a tecnologia.
Considerações finais
Os tempos mudaram. Não seja um relógio de cordas em uma era tecnológica.
Ao remover linhas de telefone físicas mais antigas, o SIP Trunking garantirá que sua empresa apresente uma redução relevante aos custos relacionados à comunicação. A implementação é fácil e segura.
Saia do analógico e venha para o digital com a Omnismart! Conheça os planos, faça um teste sem compromisso por uma semana e avalie nossas linhas!
Esperamos tê-lo ajudado a entender o conceito de SIP Trunking. Até a próxima!