Diante de nossos olhos está a evolução da telefonia. Já passamos por 3 gerações nas telecomunicações e estamos entrando agora na Telefonia 4.0, um novo cenário que foca em soluções práticas e acessíveis. Hoje, você vai entender um pouco melhor a evolução da telefonia, bem como as três gerações pelas quais já passamos.
Evolução da telefonia: Geração 1 – Telefonia 1.0
A primeira geração da telefonia foi caracterizada pela telefonia analógica ou Telefonia 1.0. Nessa época, os serviços eram limitados à transmissão de voz. O PABX analógico também faz parte da primeira geração de telefonia e oferece alguns recursos básicos como Caixa Postal e Correio de Voz.
Evolução da telefonia: Geração 2 – Telefonia 2.0
Quando a tecnologia VoIP surgiu em 1995, teve início a Telefonia 2.0 ou telefonia de segunda geração. Com esse avanço tecnológico, foi possível transportar voz por redes de dados (IP – Internet) e, assim, a comunicação deixou de ser limitada. Graças ao VoIP, foi possível transmitir também vídeo e dados por meio da Internet.
Evolução da telefonia: Geração 3 – Telefonia 3.0
O que marca o início da terceira geração de telefonia, também chamada de Telefonia 3.0, é o surgimento e a popularização do PABX Virtual. A solução, que funciona totalmente em ambiente virtual, permite o armazenamento de dados na própria rede e não mais em dispositivos, proporcionando uma melhor gestão de dados e muito mais mobilidade, já que centrais inteiras podem ser mantidas e conectadas a partir de dispositivos móveis conectados à Internet.
Evolução da telefonia: Geração 4 – Telefonia 4.0
Quando falamos sobre a evolução da telefonia e, finalmente, chegamos à telefonia de quarta geração ou Telefonia 4.0, não estamos nos referindo a uma mudança tecnológica, mas uma mudança na forma como serviços são oferecidos.
A Telefonia 4.0, portanto, está mais centrada no oferecimento e manejo de serviços de qualidade. O foco total é no cliente e em suas necessidades. Estamos falando de um novo modelo de negócios no qual as operadoras de telefonia se responsabilizam por oferecer todo o suporte e estrutura necessários para que os clientes tenham o menor trabalho possível e, claro, possam usufruir de todos os benefícios da evolução das telecomunicações.
Embora a evolução da telefonia venha ocorrendo há décadas, o termo Telefonia 4.0 é novo e começou a ser usado em 2017, portanto, estamos falando de um cenário que ainda é desconhecido pela maioria das operadoras. Somente aquelas que perceberam as mudanças no mercado e enxergaram um novo cenário com foco no cliente conhecem e empregam o termo.
No entanto, em pouco tempo a Telefonia 4.0 deverá ser uma realidade e operadoras de todo o Brasil deverão utilizar esse novo modelo de negócios. Rotas de menor custo, planos mais acessíveis, suporte especializado e recursos robustos são alguns dos destaques da telefonia de quarta geração.
Considerações finais
A Omnismart foi uma das primeiras operadoras de telefonia a apostar na Telefonia 4.0.
Gostamos e acreditamos em desafios e entendemos que esse é um momento especial na evolução das telecomunicações. Todos os nossos serviços já foram modernizados e hoje estamos voltados às necessidades de nossos clientes.
Oferecemos soluções robustas de qualidade a custo acessível. Quer participar da revolução? Venha para a Telefonia 4.0!