Para os novatos, o VoIP pode parecer um conceito misterioso e, ainda, à primeira vista, usar a Internet para fazer chamadas não parece uma forma confiável de comunicação. Assim, há uma série de perguntas e dúvidas sobre VoIP que precisam ser esclarecidas. Para ajudá-lo não só a entender como o VoIP funciona, mas também a decidir se essa tecnologia é ideal para você, respondemos quatro das questões mais comuns sobre VoIP. Acompanhe!
1. Preciso estar sempre no escritório para usar o VoIP?
Esse é um equívoco comum entre os novatos. Embora essa questão seja menos frequente hoje em dia, é uma das dúvidas sobre VoIP que nossa equipe ainda recebe.
Esta confusão surge porque é possível utilizar o VoIP de duas maneiras: através de telefones IP (telefones de mesa projetados para operar com a telefonia digital) e através de softphones (aplicativos que podem ser instalados em qualquer dispositivo como computador, notebook, tablet ou smartphone e que também faz e recebe chamadas VoIP).
Sendo assim, a resposta para a pergunta é: não.
Se você instalar um softphone em seu notebook, tablet ou smartphone, poderá usar o VoIP em qualquer lugar, basta estar conectado à Internet.
2. O VoIP funciona se eu estiver usando a Internet?
Outro equívoco é que as chamadas telefônicas VoIP não podem ser feitas enquanto alguém está usando a Internet. Isso pode ter sido verdade há muito tempo, quando o VoIP foi inventado, mas a menos que você tenha uma conexão discada (o que não é recomendado para o VoIP), você não terá problemas.
Tenha em mente que a largura de banda é limitada, então, isso significa que se você estiver fazendo dezenas de streamings de vídeo ao mesmo tempo, por exemplo, a qualidade da ligação pode cair. Dito isso, se você tiver uma Internet de alta velocidade de um provedor confiável como a omni Fibra, não terá problemas importantes.
3. Posso manter meu número atual ao migrar para o VoIP?
Essa é uma das mais frequentes dúvidas sobre VoIP que recebemos por e-mail.
Embora para muitos provedores seja impossível fazer a portabilidade, na Omnismart isso é uma realidade. Estamos aptos a realizar a portabilidade numérica de qualquer operadora e fomos a primeira empresa a realizar a Portabilidade VONO, serviço que será descontinuado em 30 de setembro.
4. Posso bloquear números?
A preocupação final de um grande número de pessoas que nos enviam suas dúvidas é se elas podem ou não bloquear chamadas. Dado o quão frequente as ligações indesejadas de centrais de vendas são, é algo que provavelmente é de grande preocupação para muitas pessoas.
A boa notícia é que muitos serviços VoIP permitem bloquear números ou tipos de chamadas específicos, geralmente através de uma interface que oferece diversos tipos de opções para lidar com chamadas indesejadas.
Por exemplo, a maioria dos serviços oferece um recurso chamado whitelists, que só permite chamadas de números conhecidos (ou aqueles que você salvou em sua conta VoIP).