Existem alguns passos importantíssimos para que uma implementação VoIP seja bem-sucedida. Para ajudar você nessa tarefa, fizemos uma lista com os 10 passos mais importantes em qualquer implementação VoIP.
1. Defina suas necessidades
Para que uma implementação VoIP seja bem-sucedida, o primeiro passo importante é definir suas necessidades para você possa se comunicar de forma eficaz. Você deve avaliar:
- Localidade
- Funcionários locais
- Funcionários remotos
- Recursos necessários
- Crescimento esperado
2. Monte uma equipe de planejamento e aquisição
Identifique as pessoas que cuidarão dos fornecedores e da tecnologia. Quando se lida com a tecnologia VoIP, esse é um passo fundamental.
3. Compare recursos e custos
Considere os recursos oferecidos por cada operadora e avalie seus custos. Basicamente, há dois tipos de fornecimento de serviço VoIP:
- Tudo incluso
- Pague de acordo com os recursos que deseja
- Avalie a melhor opção de acordo com suas necessidades.
4. Calcule os custos iniciais, recorrentes e totais
Uma solução na nuvem pode ter menos custos iniciais e mais custos recorrentes. No entanto, investir em seu próprio equipamento pode ter mais custos iniciais e menos custos recorrentes.
Antes de fazer sua implementação VoIP, calcule os custos iniciais, recorrentes e totais e veja qual opção vale mais a pena.
5. Saiba como responder uma pergunta essencial
“Você tem uma boa conexão de Internet?”
A tecnologia VoIP depende de uma conexão estável para funcionar bem, portanto, você precisa se assegurar desse detalhe antes de prosseguir com a implementação.
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6. Analise a escalabilidade
Se sua empresa crescer rapidamente, o número de funcionários também irá aumentar. Sua solução VoIP estará pronta para crescer junto?
Nesses casos, as soluções VoIP na nuvem são muito melhores pois permitem que você adicione ramais e usuários com apenas alguns cliques.
7. Esteja preparado para migrações
É possível que você contrate um plano VoIP na nuvem e, em algum momento, queira migrar para um plano local. O contrário pode acontecer também.
Esteja preparado para realizar essas migrações ou, até, trabalhar com uma solução híbrida.
8. Pense na redundância
Como fica o seu sistema de comunicação caso algum desastre natural aconteça na região? Como você estará preparado para restabelecer a comunicação?
Planeje uma solução de backup para não ficar desamparado quando mais precisar.
9. Não menospreze a segurança
Se o seu negócio tem necessidades especiais de segurança, trabalhar com uma solução VoIP local pode ser melhor do que uma solução na nuvem. Você pode definir e gerenciar os requisitos de segurança.
10. Esclareça suas dúvidas
Antes de concluir sua implementação VoIP, você deve anotar todas as suas dúvidas e entrar em contato com seu futuro fornecedor VoIP a fim de esclarecê-las. Os questionamentos mais comuns costumam incluir:
- SLA
- Qualidade das ligações
- Duração do contrato
- Processo de implementação
- Custo de ramais ou números adicionais
Suporte técnico
Seguindo todos esses passos, você conseguir fazer uma implementação VoIP bem-sucedida. Venha hoje mesmo para a telefonia digital da Omnismart e surpreenda-se com uma infinidade de recursos e economia de até 70%.