Os Custos Voip Em Comparação Com A Telefonia Convencional

Picture of Leonardo Ferreira

Leonardo Ferreira

19/10/2024

Índice

A tecnologia VoIP (Voice over Internet Protocol) está mudando a maneira como as empresas gerenciam suas despesas de serviços de comunicação. Se o que está impedindo sua migração para a telefonia digital é o pensamento de que os custos VoIP não cabem no seu bolso, felizmente, você está enganado.

Os serviços de telefonia tradicionais, também conhecidos como POTS (Plain Old Telephone Services), são construídos com estruturas antiquadas de fio de cobre e velocidades limitadas de transferência de dados. Por outro lado, a tecnologia VoIP utiliza uma plataforma baseada em nuvem, conectando os usuários através da Internet e oferecendo velocidades de transferência de dados muito mais rápidas.

Nos últimos anos, cada vez mais empresas estão aproveitando a qualidade e a economia que a telefonia digital proporciona. Isso acontece porque hoje elas sabem que os custos VoIP são muito reduzidos em comparação com a telefonia convencional.

As economias de custo são potencialmente enormes

Em 2015, as linhas convencionais geravam uma despesa média de R$ 446,00 para as empresas, enquanto as linhas VoIP tiravam dos bolsos empresariais muito menos, algo em torno de R$ 209,00 ao mês. Essa economia média de pouco mais de 50%, dependendo do caso, pode chegar a até 70%.

A economia cresce à medida que sua operação cresce. Uma assinatura VoIP empresarial na Omnismart com 25 números e 60 ramais custa R$ 1.000,00 mensais. Para atender a essa mesma demanda na telefonia convencional, você gastaria cerca de R$ 3.600,00 – supondo que cada linha custasse R$ 60,00. Sua economia mensal, portanto, seria de R$ 2.600,00, totalizando R$ 31.200,00 de economia em um ano.

Os custos VoIP são reduzidos não somente na conta telefônica, mas também na estrutura. Migrando para a telefonia digital, você deixa de trabalhar em um modelo CAPEX (despesas de capital) e passa a trabalhar em um modelo (OPEX) despesas operacionais.

A telefonia convencional requer um grande investimento inicial na aquisição de um sistema de PABX, o hardware de comunicação empresarial padrão para todo o roteamento e comunicações internas, bem como os custos de manutenção associados.

Na tecnologia VoIP, o PABX é baseado em nuvem e gerenciado pelo prestador do serviço. Os clientes, então, só precisam pagar uma taxa de assinatura mensal e podem usufruir de todos os recursos digitais em suas chamadas.

Esta mudança de CAPEX para OPEX reduz os custos gerais e os riscos associados com a depreciação do capital.

Os custos VoIP permanecerão sempre baixos?

Na verdade, os custos VoIP devem abaixar ainda mais nos próximos anos. No início, a tecnologia era mais dispendiosa, mas conforme os concorrentes foram surgindo e a evolução se tornou constante, as soluções VoIP puderam ser oferecias por preços menores.

Atualmente, as operadoras precisam manter duas redes diferentes (a rede convencional e a rede VoIP) que acabam servindo a mesma finalidade. Isso custa caro. Não demorará muito tempo até que a telefonia convencional tenha desaparecido completamente do mercado.

Picture of Leonardo Ferreira

Leonardo Ferreira

19/10/2024

plugins premium WordPress