Um sistema de PABX em nuvem possui a mesma tecnologia aplicada na computação em nuvem, onde todos os dados são transferidos e em seguida armazenados através da Internet, sem a necessidade de armazenar em dispositivos físicos, como HD, HD Externo, pen drive ou outros dispositivos. A tecnologia em nuvem, ao contrário do que muitos pensam, não é uma inovação pois ela já existe no mercado há muitos anos, porém, ela tornou-se popular a pouco tempo.
O termo “nuvem” faz referência aos desenhos animados que tinham a nuvem como representação abstrata e assim os desenvolvedores perceberam uma oportunidade de dar “vida” ao serviço prestado. Após a criação, a “nuvem” passou a simbolizar a divisão de responsabilidades entre a empresa que fornece o serviço e o cliente.
A tecnologia em nuvem significa que você pode acessar seus dados e/ou serviços armazenados utilizando qualquer dispositivo que possua conexão com a Internet. Logo, um PABX em nuvem utilizará os mesmos recursos que um PABX comum, porém, não será necessário estar fisicamente no seu escritório ou na sua casa.
O PABX é o termo utilizado para se referir à tecnologia que o provedor de telefone fornece para rotear chamadas. Originalmente, um PABX era uma grande unidade de hardware que devia ser armazenada no local e operada manualmente.
Funcionamento de um PABX em nuvem
Todas os serviços que se baseiam no conceito de nuvem estão diretamente conectados com a Internet. O PABX em nuvem possui uma conexão que utiliza o IP do seu provedor de Internet. Para que seu funcionamento seja pleno, será necessário que sua empresa disponha de um serviço VoIP (Voz sobre IP).
Para o acessar o PABX em nuvem, você precisa de uma conta personalizada com login e senha e um dispositivo que suporte o software de interface do PABX. Dessa forma, você consegue total liberdade para acessa-lo de qualquer lugar que tenha Internet e o software instalado e executado com certificado de segurança, para evitar que seus dados sejam expostos.
Seu provedor de serviços PABX em nuvem é responsável por armazenar e gerenciar todos os dados que você deseja que seu PABX mantenha. Isso significa que suas chamadas estão conectadas aos destinatários da Internet pelo provedor de serviços. O seu provedor de serviços também faz backup de todas as informações relevantes que deseja que ele armazene em caso de perda de dados se um computador falhar.
Quais são as preocupações com um PABX em nuvem?
Existem algumas preocupações com a tecnologia baseada na nuvem, sobretudo sobre privacidade e segurança. A informação em nuvem é basicamente confiada ao provedor de serviços, o que deixa alguns clientes cautelosos. No caso do PABX em nuvem, isso efetivamente significa que seu provedor de serviços está encarregado dos vários números de telefone e informações de contato para sua empresa e seus clientes. A maioria dos fornecedores de serviços em nuvem tem políticas de privacidade específicas definidas para governar seu contato e uso de suas informações.
A questão da privacidade é um pouco mais complicada. Embora existam medidas de segurança no local, como senhas e questões de segurança, ainda é possível que sua conta seja pirateada e suas informações sejam roubadas, caso toda as políticas de segurança e confidencialidade não sejam adotadas da forma correta e recomendada pelo provedor.
Para não correr esses riscos, confie em uma empresa como a Omnismart, com mais de 15 anos de atuação no mercado. Entre em contato hoje mesmo!