Fazer mais – e melhor – em menos tempo. Atender consumidores mais exigentes, de diferentes origens, geralmente com o perfil mais digital. Destacar-se da concorrência através de um atendimento diferenciado e focado no cliente. Todas essas são necessidades essenciais para as empresas que, cada vez mais, buscam soluções robustas como o PABX em nuvem para elevar o nível de seus sistemas telefônicos.
O PABX em nuvem substitui o PABX tradicional em sua empresa, trazendo muito mais recursos e produtividade, além de reduzir drasticamente os custos. A Omnismart é um provedor de telefonia VoIP que possui, opera e mantém um sistema robusto de PABX Virtual em um data center seguro. Você, como cliente, acessa o serviço do PABX em nuvem através da internet usando um roteador de banda larga de alta velocidade e não precisa se preocupar com mais nada.
A importância do PABX em nuvem no cenário atual de negócios
A tecnologia não para de avançar, o que é ótimo para quem segue as tendências, mas também pode ser simplesmente devastador para quem fica para trás. Alguns sistemas deixaram de ser vistos como experimentais ou artigos de luxo nas companhias e passaram a ser peças de extrema importância para sua operação, comunicação e, consequentemente, seus lucros. O PABX em nuvem é um desses sistemas.
A Internet é, hoje, o segundo meio de comunicação mais utilizado pelos brasileiros, ficando atrás apenas da televisão. Como a tv é um meio de comunicação de via única, ou seja, apenas ela se comunica com você e não o contrário, podemos então dizer que a internet é o meio de comunicação de via dupla mais importante da atualidade.
Analisando isso, é fácil entender por que um PABX em nuvem é tão essencial para as empresas e por que se torna cada vez mais utilizado por quem precisa de mais recursos e mais economia em sua comunicação empresarial.
O PABX em nuvem decretará o fim da telefonia fixa?
Sim.
Tanto o PABX em nuvem quanto as outras tecnologias de comunicação via IP (VoIP – Voice over Internet Protocol) deverão extinguir, pouco a pouco, a telefonia fixa.
Leia essa matéria onde mostramos que um crescimento de 90% na procura pela telefonia VoIP em um período de apenas 2 anos.
O que os números mostram é apenas algo inevitável que o avanço da tecnologia vem proporcionando. Da mesma forma que as tecnologias VoIP só aumentam, também cresce o número de empresários inteligentes que estão deixando para trás uma solução ultrapassada como a telefonia fixa e apostando todas as suas fichas migrando para a nuvem.
Um dado que comprova o crescimento da telefonia em nuvem e a queda da telefonia fixa foi divulgado pela Anatel. Em apenas dois meses, mais precisamente entre fevereiro e março de 2018, quase 100 mil assinaturas de linha fixa foram canceladas no Brasil.
Vale a pena apostar no PABX em nuvem?
As estatísticas comprovam que sim.
Além dos dados que apresentamos acima, que certamente são animadores, existem ainda algumas vantagens que só o PABX em nuvem traz para a sua companhia. Destacamos duas delas a seguir:
Baixo custo: o sistema VoIP dispensa o uso de aparelhos físicos, precisando apenas de uma conexão à Internet e de um software para funcionar;
Mais produtividade: outra grande vantagem da telefonia em nuvem é o aumento considerável da produtividade dos colaboradores e, consequentemente, da companhia. Com o VoIP, é possível responder mais rapidamente às necessidades dos clientes, comunicar-se com mais agilidade com os colegas de trabalho (e a custo zero!), contar com recursos incríveis que na telefonia fixa gerariam custos extras como URA, gravação de chamadas, filas de espera personalizadas, call-back, grupo de ramais e tarifação por centro de custo e ainda manter-se disponível de qualquer lugar do mundo que tenha conexão com a Internet.
Uma solução de PABX IP em nuvem atende bem desde autônomos que trabalham no modelo home office até empresas já consolidadas no mercado que buscam um upgrade em seu sistema de comunicação.
Se você ainda não está convencido de que o PABX em nuvem é uma excelente solução, vejamos com mais detalhes, nos próximos tópicos, o que ele pode fazer pelo seu negócio.
As 4 maiores vantagens do PABX em nuvem
1. Proteger seu capital
As soluções de PABX em nuvem protegem seu capital porque não há custos iniciais com equipamentos ou infraestrutura. Em vez disso, você paga uma taxa mensal ao seu provedor de telefonia que cobre gerenciamento, manutenção e atualizações.
2. Reduzir os custos de chamadas
O PABX em nuvem conecta o seu sistema de telefone à internet, dando-lhe acesso a tarifas de chamadas que são inferiores aos custos equivalentes na rede telefônica pública comutada. Se o seu negócio faz um grande número de chamadas de longa distância ou internacionais, você pode ter economias significativas de até 70% todo mês.
3. Eliminar os custos de manutenção e atualização
Quando você tem um PABX convencional, pode ter custos de manutenção ou sofrer tempo de inatividade se houver falhas. O impacto do tempo de inatividade em uma empresa pode ser significativo através da perda de produtividade, do custo da recuperação do serviço e da perda potencial de receita e confiança do cliente.
Embora um PABX em nuvem também possa falhar, você não notará nenhuma diferença no serviço. Os provedores como a Omnismart investem em equipamentos de classe e criam sistemas duplicados. Se um deles falhar, o sistema muda automaticamente para um que esteja funcionando e, assim, você continua operante.
Em uma solução de telefonia analógica, as atualizações de software são frequentes e isso significa taxas de licença adicionais e tempo para implantar as versões mais recentes do software para cada usuário. Mas, com uma solução em nuvem, o provedor de serviços fica responsável por instalar as versões mais recentes para todos os usuários, sem interrupções e sem custos adicionais.
4. Suporte de trabalho flexível e móvel
Um PABX em nuvem pode contatar pessoas em qualquer lugar do mundo graças a uma conexão com a internet. Seus funcionários não precisam estar em uma mesa de escritório para fazer e receber chamadas.
Além disso, um PABX em nuvem pode transferir uma chamada recebida para um telefone móvel ou doméstico se o contato estiver permanentemente longe do escritório. Também é possível encaminhar a chamada para vários telefones para garantir que quem está ligando consiga falar com alguém. Se o primeiro telefone não responder, o sistema encaminhará a chamada para uma série de outros telefones designados. Assim, você poderá ter a certeza de que os funcionários fora do escritório permanecerão em contato.