O conceito de cloud computing (computação em nuvem) é bastante simples e talvez você já conheça. A proposta é disponibilizar recursos e funcionalidades computacionais a clientes que precisam de escalabilidade e mobilidade através de uma conexão com a Internet. Nesse cenário, uma das soluções é a telefonia em nuvem, ou seja, a telefonia pela Internet. Nunca ouviu falar em telefonia em nuvem? Esse é o futuro e o futuro é agora! Saiba mais nos próximos parágrafos.
Quando falamos em telefonia em nuvem, estamos falando da telefonia digital, também conhecida como telefonia VoIP ou telefonia IP. Essa tecnologia permite que as ligações sejam feitas e recebidas através da Internet e por isso são muito mais econômicas.
Há três formas de realizar ou receber uma chamada via telefonia em nuvem. Veja a seguir.
Como realizar e receber ligações com a telefonia em nuvem
1. Através de um telefone analógico convencional e um ATA
Ao migrar para a telefonia em nuvem, você pode continuar utilizando seus aparelhos de telefone convencionais, basta conectá-los a um ATA (Adaptador de Telefone Analógico), dispositivo responsável por transformar os sinais de voz analógicos em digitais.
2. Através de um telefone IP
Um telefone IP é um dispositivo criado especificamente para trabalhar com a telefonia em nuvem. Ele conecta-se diretamente ao seu aparelho de rede (modem, roteador ou switch) e pode funcionar como um telefone comum ou ainda com um headset, aumentando a produtividade e melhorando a ergonomia. Além disso, um telefone IP tem uma série de funções avançadas que um telefone convencional conectado a um ATA não é capaz de oferecer tais como gravação e transferência de chamadas, identificador de chamadas, discagem rápida, agenda e bloqueio de ligações.
3. Através de um softphone
Um softphone é a forma mais prática de utilizar a telefonia em nuvem. Trata-se de um software que pode ser instalado em um computador, notebook, smartphone ou tablet. Ele simula um telefone e permite efetuar e receber chamadas diretamente sobre um protocolo de rede.
Vantagens da telefonia em nuvem
Muitas são as vantagens da telefonia em nuvem. Abaixo, vamos citar apenas algumas delas para que você possa ter uma ideia de como a tecnologia pode mudar o panorama dos seus negócios.
1. Maior flexibilidade de uso
Por poder realizar chamadas a partir de qualquer dispositivo conectado à Internet, a telefonia em nuvem traz muito mais mobilidade e flexibilidade aos usuários.
2. Otimização do espaço de trabalho
A premissa de qualquer solução em nuvem é oferecer todos os recursos necessários via Internet. Assim, não é preciso ter uma infraestrutura local para aderir à telefonia digital, o que otimiza muito o espaço de trabalho.
3. Implantação descomplicada
A menos que você opte por utilizar um telefone IP ou um ATA, não é necessário fazer nenhuma instalação de equipamentos ou cabeamentos para utilizar a telefonia VoIP.
4. Redução significativa de custos
Seus custos com telecomunicação podem ser reduzidos em até 70% com a telefonia digital.
Considerações finais
A telefonia em nuvem está revolucionando o mercado por suas características robustas, preço baixo e estrutura descomplicada. Venha hoje mesmo para o mundo da telefonia digital. Conheça os planos da Omnismart e solicite um orçamento sem compromisso.