Muito tem sido dito e escrito sobre a tecnologia VoIP (Voz sobre Protocolo de Internet). Aqui mesmo, em nosso blog, já falamos diversas vezes sobre os benefícios da telefonia digital, as principais diferenças entre a tecnologia VoIP e a telefonia analógica, equipamentos e recursos e muito mais.
Hoje, é hora de falarmos sobre como a revolução da tecnologia VoIP começou. Se você gosta de conhecer a origem das tecnologias ou simplesmente está curioso para saber o que estimulou a ascensão e popularidade das soluções de telefonia digital, então você está no local certo.
Vamos dar uma olhada na história da tecnologia VoIP?
Como tudo começou
Ao contrário do sistema de telefone convencional e da Internet, tecnologias introduzidas em 1870 e 1960, respectivamente, a tecnologia VoIP é relativamente nova, introduzida em 1995. O primeiro aplicativo comercial VoIP, chamado Internet Phone, foi lançado pela VocalTec Communications Inc., um fornecedor de equipamentos de telecomunicações israelense fundado em 1989.
As soluções de telefone VoIP contemporâneas permitem que os usuários utilizem a tecnologia por meio de um telefone IP conectado à internet ou um softphone. No entanto, o primeiro Internet Phone exigia que ambos os usuários tivessem um computador e um software e utilizassem o microfone e os alto-falantes do computador.
Infelizmente, na época, a qualidade do som e a conexão não eram tão excelentes em comparação à telefonia analógica, mas mesmo assim o Internet Phone foi considerado um sucesso e revelou-se altamente promissor para as comunicações no futuro.
Obstáculos enfrentados
Antes que a tecnologia VoIP se tornasse uma ferramenta vital para diversas empresas, a mesma estava repleta de complicações e passou por períodos difíceis e desafiadores.
Em 1996, o recurso de Correio de Voz passou a integrar a telefonia digital, mas a qualidade de som era ruim, havia muita perda de conexão e longos períodos de silêncio.
Em 1998, a tecnologia não decolou como esperado. Na verdade, as chamadas VoIP representavam menos de 1% de todas as chamadas de voz. A adoção lenta da tecnologia foi atribuída ao fato de que os prestadores de serviços VoIP costumam exibir uma série de anúncios antes que os usuários pudessem continuar ou terminar uma chamada para cobrir os custos na época.
Apesar destes obstáculos e graças a uma constante evolução, o VoIP conseguiu manter-se atualizado e sobreviver. Em 2003, as chamadas VoIP já representavam 25% de todas as chamadas de voz realizadas.
A tecnologia VoIP hoje
Na última década, vimos uma infinidade de avanços tecnológicos como banda larga, internet móvel e surgimento do Skype. Todos esses avanços ajudaram a posicionar a tecnologia VoIP como uma alternativa viável que, aos poucos, vem substituindo o serviço telefônico padrão.
As empresas, hoje, utilizam o VoIP não apenas para manter os custos baixos, mas também para simplificar as comunicações, aumentar a conveniência, elevar a produtividade e desfrutar de flexibilidade e escalabilidade. Assim, não é nenhuma surpresa que o mercado global de serviços VoIP deverá ver uma taxa composta de crescimento anual de 9,7% entre 2014 a 2020 de acordo com esse levantamento da Transparency Market Research.