Você sabe o que é WebRTC e como ele poderá revolucionar os padrões de comunicação? É exatamente sobre isso que hoje, a Omnismart, uma das melhores operadoras VoIP do Brasil, irá falar.
Você já deve ter usado aplicativos como Skype, Face Time, Yahoo Messenger, Google Talk, iChat, WhataApp, entre outros, para se comunicar em tempo real. E sem dúvida, aplicativos RTC em seu tablet ou smartphone, além da telefonia VoIP. No entanto, esses programas funcionam melhor ou apenas com outros computadores que executam o mesmo plug-in ou software. Conheça como funciona a API WebRTC.
O que é WebRTC?
WebRTC (Web Real-Time Communication) é uma API que vem sendo desenvolvida pelo Word Wide Web Consortium (W3C). que tem como objetivo levar comunicações em tempo real, diretamente para navegadores, como chamada de voz, vídeo e texto, sem a necessidade de instalar plug-ins ou softwares adicionais.
Isso significa que qualquer pessoa com um navegador web e um microfone pode se comunicar com outra em tempo real se ela também possuir um navegador web e um microfone. E também com a possibilidade de comunicação em vídeo se uma ou ambas tiverem alguma câmera de vídeo.
Desta forma, se você possuir uma navegador compatível com o padrão WebRTC como, por exemplo, o Google Chrome, você pode usar esse navegador para se comunicar em tempo real com outra pessoa.
Navegadores suportados
A WebRTC é suportada pelo Google Chrome, Mozilla Firefox, Maxthon Could Browser e Opera.
Estabilidade, qualidade e segurança
Por estar integrado ao navegador, a WebRTC elimina as chances do usuário ter problemas com plugins instáveis e com falhas de segurança. A comunicação multimídia é feita com o uso de várias tecnologias como os codecs VP8 e Opus para vídeo e aúdio, proporcionando vídeos em alta definição (HD) e com voz nítida e clara.
Já os protocolos DTLS (Datagram Transport Layer Security) e SRTP (Secure Real-Time Protocol), usados para a criptografia de dados, garantem que as chamadas não podem ser gravadas ou ouvidas por terceiros.
Segurança nas comunicações em tempo real
Além de proporcionar comunicação em tempo real, o WebRTC foi criado para evitar problemas de privacidade. Com o uso dessa tecnologia, as empresas têm as suas comunicações asseguradas, melhorando e tornando mais seguras e confiáveis as reuniões online.
Uma vez que com a WebRTC não existe a necessidade de um módulo cliente, o funcionário tem acesso a recursos de conferência em qualquer plataforma capaz de suportar um browser comum. Assim, ele poderá realizar uma conferência se estiver em um estacionamento, no supermercado, em casa ou em seu escritório.
Dois exemplos de uso WebRTC são a Crunched, uma ferramenta que permite realizar reuniões instantâneas no navegador, e a TenHands, ferramenta de colaboração de vídeo.
WebRCT e o Call Center
Muitos acreditam que a WebRTC é o futuro do Call Center por diminuir o custo da operação, proporcionar uma maior flexibilidade no trabalho e aumentar a produtividade. Uma vez que o operador tem acesso aos dados do cliente, em particular às suas pesquisas e consultas, o atendimento se tornará mais personalizado e direcionado às demandas.
Ainda, garantem os especialistas, a WebRTC amplia os canais de comunicação das empresas com seus clientes e consumidores.
Considerações finais
A Omnismart está de olho na evolução da WebRTC para, quem sabe, em um futuro próximo, trabalhar ao lado desta tecnologia para oferecer ainda mais vantagens e recursos através da nossa telefonia VoIP.
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