Ao estudar as siglas VOIP e STFC, tornamo-nos capazes de entender situações e contextos. No entanto, muitas vezes, falta entender exatamente o que as siglas VOIP e STFC significam para então identificar cada um dos elementos que transitam nesse ambiente.
Pensando nisso, hoje, resolvemos trazer o significado das siglas VOIP e STFC no mundo para você ficar por dentro e tirar todas as suas dúvidas. Tome nota!
Siglas VOIP e STFC no mundo
VOIP: Voice Over Internet Protocol (Voz Sobre Protocolo de Internet – IP)
VOIP é a tecnologia que permite a transmissão de sinais de voz através da Internet, seja por uma rede pública ou privada.
STFC: Serviço Telefônico Fixo Comutado (em inglês, a sigla é PSTN e significa Public Switched Telephone Network)
STFC é o nome que designa a prestação de serviços de telefonia fixa em nosso país. Suas modalidades são o serviço local e o serviço de longa distância, tanto o nacional quanto o internacional.
Conheça, a seguir, as principais siglas VOIP e STFC.
ATA: Adaptador para Telefone Analógico – esse é o equipamento que transforma a sinalização IP para qualquer telefônico analógico. Em outras palavras, ele transforma um telefone convencional em um telefone IP.
CDR: Call Detail Record (Gravação de Detalhes de Chamada) – nada mais é do que um gravador de dados de chamadas em determinado sistema VOIP.
CSP: Código de Seleção de Prestadora.
DID: Direct Inward Dialing (Discagem Direta a Ramal) – recurso que permite designar um número específico para cada funcionário sem a necessidade de cada um deles ter uma linha telefônica separada.
DNS: Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínios).
ENUM: Electronic Number Mapping System (Mapeamento de Números de Telefone) – o conceito que se esconde por trás dessa sigla é incrível. A ideia é ser alcançável em qualquer lugar do mundo através do mesmo número de telefone e com o reencaminhamento de chamadas mais barato possível.
FXO: Foreign eXchange Office. Interface que recebe os sinais de uma operadora STFC ou de uma central PABX.
FXS: Foreign eXchange System. Interface que fornece sinal para telefones.
IP PBX: IP Private Brand Exchange (Troca Automática de Ramais Privados via IP) – são sistemas telefônicos que gerenciam os telefones da empresa e atuam como “gateways” para redes externas. Funcionam de forma diferente de um PBX normal que necessita duas redes distintas para trabalhar voz e dados ao mesmo tempo. O IP PBX trabalha com ambas em uma rede só.
LDI: Serviço de Longa Distância Internacional.
LDN: Serviço de Longa Distância Nacional.
RTP: Real Time Transport Protocol (Protocolo de Transporte em Tempo Real) – determina um formato pacote de padrão para enviar vídeo e áudio pela Internet.
RTCP: Real Time Transport Control Protocol (Protocolo de Controle de Transporte em Tempo Real) – funciona juntamente com o RTP. Enquanto o RTP faz a entrega dos dados, o RTCP faz o envio de pacotes de controle a todos os participantes de determinada chamada. Assim, ele fornece uma espécie de feedback da qualidade dos serviços que são oferecidos pelo RTP.
SIP: Session Initiation Protocol (Protocolo de Iniciação de Sessão) – telefones SIP, ou telefones VOIP, também chamados de softphones, são aqueles que permitem a realização de chamadas utilizando a tecnologia VOIP.
TUP: Telefone de Uso Público.
URA: Unidade de Resposta Audível – sistema que oferece atendimentos personalizados. É popularmente conhecido como a mensagem automática que você ouve ao ligar para determinado número de telefone.
Essas são as principais siglas VOIP e STFC. Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a esclarecer suas principais dúvidas.