Uma empresa que possui um meio de comunicação eficaz e rápido para atender os seus clientes é sinônimo de sucesso. Muitas vezes, não é possível fazer a comunicação pessoal com os clientes. Em outras casos, usar somente as redes sociais pode não ser 100% eficaz e viável. Conhecer o que é PABX pode ser uma ótima alternativa.
Mesmo com tanta tecnologia, você sabia que o telefone ainda é muito usado pelas pessoas? O telefone ainda é o meio de comunicação mais ágil e com o melhor índice de comunicação.
A agilidade desse meio de comunicação existe porque faz com que o cliente entre em contato de qualquer lugar e a qualquer momento com a sua empresa. Você pode achar estranho, antigo, meio ultrapassado, mas existem meios tecnológicos que potencializam o atendimento telefônico.
Entenda o que é PABX
Como nós dissemos, o telefone ainda é um dos meios de comunicação mais eficazes e rápidos dentro de uma empresa. Entender o que é PABX e como ele funciona é fundamental para uma empresa que quer contratar esse tipo de tecnologia.
O PABX é um equipamento que funciona como uma central de telefonia dentro de uma empresa. A função de um equipamento como esse é fazer o direcionamento de todas as ligações recebidas para os ramais dentro da empresa.
Essas centrais de telefone permitem uma rapidez na comunicação interna e externa da organização. Outra funcionalidade que o PABX tem é de permitir que um funcionário ligue para outro dentro da empresa sem precisar utilizar a rede pública de uma operadora telefônica.
Como funciona o PABX?
A tecnologia PABX permite que uma empresa divulgue apenas um número de telefone para contato de clientes, funcionários e até fornecedores. Esse número é também chamado de tronco chave.
Assim que um usuário liga para esse número divulgado pela empresa, essa ligação cai em uma central de atendimento que direciona essas chamadas recebidas para os departamentos e ramais desejados.
Quais são os tipos de tecnologias PABX?
Com essas explicações, você provavelmente aprendeu o que é PABX. Agora você vai poder conferir as diversas tecnologias que surgiram e integraram o sistema de atendimento PABX.
Confira algumas dessas tecnologias e uma breve explicação de cada uma delas.
PABX Analógico
O PABX analógico é a tecnologia mais antiga que requer a instalação de uma infraestrutura mais complexa e cara, possui funcionalidades mais simples e exige a manutenção constante de equipamentos.
PABX Digital
Este tipo de PABX utiliza a tecnologia digital. Neste equipamento, você encontra a evolução do analógico para o digital, com uma maior qualidade da voz e novas funcionalidades como a utilização de troncos E1/T1 e DDR, ou seja, é possível que uma ligação externa seja direcionada diretamente para o ramal desejado.
A infraestrutura desse PABX é muito mais simples do que o PABX analógico.
PABX IP
O PABX IP é a central de telefonia mais moderna que existe pois utiliza o VoIP, tecnologia de voz sobre IP, ou seja, estrutura que utiliza a rede de computadores para fazer ligações.
Com essa tecnologia é possível utilizar o ramal corporativo através de um softphone (aplicativo que simula um telefone) instalado em qualquer dispositivo conectado à Internet.
Clique aqui e conheça agora mesmo as soluções de PABX IP da Omnismart!