Pabx Virtual: Guia Completo De Telefonia Digital Para Empresas

Picture of Leonardo Ferreira

Leonardo Ferreira

15/10/2024

Índice

No artigo de hoje do blog da Omnismart, vamos explicar detalhadamente o que é o PABX Virtual e quais as vantagens que a telefonia digital para empresas proporciona.

Antes de saber mais sobre esse assunto, preencha o formulário abaixo para entrar em contato com a Omnismart e conhecer as melhores soluções VoIP para sua empresa reduzir custos e aumentar a produtividade.

Mais ainda, vamos desfazer algumas confusões porque talvez você conte com um serviço de PABX, porém, ultrapassado, e pense que “é tudo a mesma coisa, só muda o nome e o preço. É só uma URA”.

Não.

PABX Virtual é muito mais que uma simples Unidade de Resposta Audível (uma inteligência artificial que direciona chamadas para setores determinados conforme as informações que coleta das respostas emitidas pelas pessoas ao telefone) e nem se trata de apenas uma variação de nomenclatura de um serviço desenvolvido anteriormente.

O PABX Virtual é um serviço de telefonia digital para empresas que fornece recursos exclusivos que o distinguem das versões primitivas que o antecederam, que o colocam em um patamar acima dos demais.

Mas não tenhamos tanta pressa, porque queremos ser o mais acessível possível para todos os públicos para explicar, tanto para os que ainda não inseriram suam empresa de modo definitivo no século XXI, por ainda não utilizarem, não conhecerem qualquer tipo de serviço de PABX, como para os que já tenham familiaridade no assunto, mas ficaram parados no tempo, não acompanharam a evolução tecnológica dos últimos anos.

Vamos explicar o que é o PABX por definição, todos os tipos existentes, como o PABX Virtual, e detalhar por que é um serviço de telefonia digital para empresas que faz a diferença em termos de produtividade e economia.

Confira o texto a seguir.

O que é PABX?

O “Private Automatic Branch Exchange” (PABX) ou, em uma tradução livre ao nosso idioma, “Troca Automática de Ramais Privados”, é um sistema que centraliza as linhas e ramais telefônicos para que comunicações internas e externas sejam feitas sem intervenção de uma operadora ou telefonista.

É uma espécie de gerenciador de linhas, que organiza toda uma rede em torno de um número tronco para facilitar e agilizar o contato, a comunicação de pessoas externas ou de dentro da empresa.

Pense em um 0800 convencional. Você liga para esse número e logo percebe que o seu assunto deverá ser tratado em outro setor. Sendo assim, a ligação é transferida para outro aparelho receptor sem necessitar fazer nova ligação. Ou seja, há outros números que são interligados com o que discou primeiro, estão integrados a uma rede cuja porta de entrada é a sequência numérica divulgada ao público consumidor.

Mas isso não é nada de extraordinário, certo? Algo que já se tornou completamente banal.

No entanto, a época de sua implementação, de seu surgimento, foi uma grande novidade, porque facilitou a forma de contato e economizou tempo, o que reflete na produtividade dos funcionários e na maior captação de oportunidades de negócio.

Tudo na vida evoluiu e com esse serviço de telefonia digital para empresas não seria diferente. Logo, com o desenvolvimento da tecnologia, esse sistema ganhou mais funcionalidades, mais sofisticação, gerando mais economia de tempo, de custeio e mais lucratividade.

Para explicar essa evolução e numerar quais essas funcionalidades muito úteis para a dinâmica de qualquer empreendimento no século XXI, vamos descrever cada etapa desse processo de aprimoramento até chegar ao mais desenvolvido de todos, o PABX Virtual.

O PABX analógico

É a versão mais rudimentar, a primeira geração dessa tecnologia que chegou para uso nas empresas.

A configuração da rede, a implantação do sistema, depende de um aparelho físico que concentra todas as linhas disponíveis.

É uma versão que exige conhecimentos técnicos mais apurados para fazer a instalação e requer maiores gastos para manter o serviço operante. Os serviços disponíveis nesse modelo de PABX são o bloqueio de ligações a cobrar e senha para ramais.

O PABX digital

Foi a primeira evolução do PABX. Ainda opera por meio de um aparelho físico, mas que acrescenta melhorias significativas na qualidade da ligação, elimina completamente os ruídos e confere maior alcance de volume, que pode ser regulado conforme a preferência do operador.

Porém, mais do que melhora na qualidade de ligações, esse serviço de telefonia digital para empresas oferece funcionalidades como a Discagem Direta a Ramal (DDR), que proporciona que os funcionários da empresa tenham o seu próprio número de telefone.

Esse recurso é útil pois economiza tempo para quem precisa fazer uma nova ligação e necessita falar uma vez mais com o ramal a que foi transferido na última vez.

Outra funcionalidade é o entroncamento E1, também conhecido como tronco digital ou E1 digital.

Na versão anterior, o cliente que tentasse contato era transferido para um dos ramais de atendimento. Se todos estivessem ocupados, a ligação não era completada. No tronco digital, a ligação pode ser tanto encaminhada para um ramal direcionado como para uma URA.

Com esse sistema, os dados básicos do autor da ligação, da linha cadastrada, são coletados e transferidos para a central de atendimento junto com a ligação assim que o sistema determina o ramal mais indicado de acordo com as informações fornecidas pelo contato. Se todas as linhas estiverem ocupadas, a ligação entra em uma fila de espera.

O PABX Virtual

É a versão mais sofisticada e dinâmica existente no mercado. Sai o aparelho físico e entra um sistema de gestão hospedado na internet, modelo que faz com que o PABX Virtual também seja conhecido como PABX Nuvem.

Significa que todo o funcionamento da administração de ramais, a montagem de redes, é feita por meio de softwares e aplicativos instalados no PC, notebook, tablets e até em smartphones.

Isso, de imediato, oferece vantagens, facilidades de configuração por contar com menus de instalação mais intuitivos, e de economia, por praticamente erradicar os gastos com manutenção.

Mas o PABX Virtual é um sistema de telefonia digital para empresas que não se resume a apenas tornar desnecessária a parafernália de fios, cabos e aparelhos analógicos.

Esse modelo avançado fornece facilidades de comunicação e economia de custos incomparáveis. As ligações podem ser feitas e recebidas por meio de pacotes de dados da internet. Isso mesmo: utilizando pacotes de dados sobre a rede em tempo real.

Cadastra-se o Internet Protocol Address (IP) de cada computador que se pretende utilizar para formar a rede de linhas da empresa em um data center que gerencia toda a estrutura de ramais. Recurso que motiva o PABX Virtual a também ser conhecido como PABX IP.

Mas atente-se: quando se fala em “computador”, não se limite ao personal computer, o PC de mesa. Todo dispositivo móvel com conexão a internet não deixa de ser um computador. Afinal, não foram popularizados, inicialmente, como “computadores portáteis”?

Isso significa que o PABX Virtual possibilita que sejam incluídos na rede de telefonia smartphones, notebooks e tablets.

A primeira vantagem dessa inclusão é: facilidade de comunicação.

Se fulano não está no escritório, certamente estará com o celular, certo? Quem sai para algum lugar hoje em dia sem celular? Inclusive, o PABX Virtual tem serviço que transfere a chamada para outros ramais em caso de falta de comunicação.

Exemplo: se ligou para o escritório e ninguém atendeu depois de determinados toques, a ligação é transferida para um segundo ramal cadastrado como de responsabilidade de determinada pessoa. Ramal que pode ser o celular, notebook, entre outros.

Esse serviço é conhecido com o sugestivo nome de “Siga-me”.

Outra vantagem: facilita home office, seja para uma reestruturação de departamento, seja para suprir uma necessidade de última hora.

Outro benefício: economia de ligações, de custo. Não precisa ficar dependendo de telefonias externas, tradicionais. Pode ligar de qualquer região do país e pagar o custo de ligações locais.

Você também pode ligar de qualquer lugar do planeta desde que tenha conexão com a internet. Há também a possibilidade de converter a linha da operadora tradicional para a tecnologia VoIP, caso seja de extrema necessidade manter o número fixo.

Utilizando o PABX Virtual nos dispositivos

Nos computadores de mesa, o PABX Virtual opera com softphones. O menu do software é um teclado virtual para fazer, receber ligações e armazenar contatos.

Smartphones

Por meio de redes wi-fi ou pacotes de dados 3G/4G, ocorre a comutação (troca) de dados nos aparelhos smartphones. A instalação se dá por meio de aplicativos próprios ou gratuitos.

Ramal analógico

E caso não queira tanta sofisticação, mudanças, em razão da implementação do PABX Virtual, nada impede que utilize o tradicional telefone analógico.

Telefone IP

Outra possibilidade para não abandonar o hábito de usar aparelhos físicos é optar por um telefone IP. Tem o mesmo formato de um telefone tradicional, a diferença é que se conecta com uma rede LAN. Há tanto a versão com fio como a sem fio.

Onde adquirir PABX Virtual?

A Omnismart é uma operadora de telefonia que atua há mais de 15 anos no mercado de tecnologia, com ótima reputação entre sua carteira de clientes e que fornece vantagens exclusivas para novos parceiros.

Entrando em contato agora com a Omnismart, você terá a oportunidade de testar o serviço de PABX Virtual gratuitamente.

E mais: há pacotes para todos os tipos de empreendimentos: pequenas, médias e grandes empresas.

Ao todo são 5 pacotes de PABX Virtual, todos garantindo os recursos listados da tecnologia, diferenciando-se somente pela quantidade de ramais ofertados.

Não deixe a oportunidade passar! É por tempo limitado! Entre em contato com a Omnismart e venha para a era digital!

Considerações finais

O PABX Virtual é evolução mais recente e sofisticada do serviço de telefonia digital para empresas que centraliza linhas telefônicas em uma única rede para facilitar gerenciamento, forma de contato e agilidade de comunicação.

Com o PABX Virtual, é possível fazer ligações usando pacotes de dados da internet, fazer e receber ligações pelo computador, integrar na rede smartphones, tablets e notebooks.

Outras vantagens do PABX Virtual:

  • Gravação de chamadas recebidas/realizadas;
  • Economia de gastos com manutenção de rede (a gestão é totalmente executada por software, em nuvem);
  • Redirecionamento de chamadas (Siga-me);
  • Economia de custo de ligação (podem ser feitas ligações de qualquer região do país ao custo de uma ligação local);
  • Unidade de Resposta Audível (URA);
  • Qualidade da ligação (sem ruídos e com volume ajustável);
  • Salas de conferência;
  • Produção de relatórios por uso do ramal;
  • Monitoramento das ligações;
  • Chamadas ilimitadas e sem tarifação (entre ramais).

Período de teste gratuito com todos os recursos? Só na Omnismart! Mas é promoção por tempo limitado. Então, aproveite!

Gostou do conteúdo? Curta, compartilhe, avalie. Seu apoio é muito importante para nós!

Picture of Leonardo Ferreira

Leonardo Ferreira

15/10/2024

plugins premium WordPress