A comunicação no ambiente corporativo evoluiu bastante com a chegada do PABX, pois o que antes era feito por uma operadora de telefonia fixa, cobrando linha por linha, passou a ser feito por uma central única com todos os aparelhos que a empresa necessite interligados a ela, representando uma redução de custos consideráveis.
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O PABX – Private Automatic Branch Exchange ou Troca Automática de Ramais Privados, como é conhecido, foi criado para fazer o papel de uma central telefônica, que distribui as ligações recebidas pelos aparelhos que estão interligados a essa rede.
O sistema permite acesso à várias linhas em uma única central, facilitando a comunicação interna e também externa, pois não é necessário partilhar de uma mesma linha para realizar uma ligação. Pode-se dizer que ele atua como uma estação comutada para os sistemas telefônicos.
Funcionamento de um PABX
O PABX permite que diferentes linhas de telefone que estejam em diferentes dispositivos se comuniquem através dele. Existe um canal que conduz a comunicação conhecido como SIP – Session Initiation Protocol, que fica localizado na parte central, não sendo necessário estar conectado em uma rede pública de telefonia. Seu uso é mais comum em Call Centers ou em grandes empresas que precisam estar interligadas entre si.
O PABX atua para os sistemas telefônicos como uma estação comutada, onde sua atuação dentro de uma instituição é a conexão de telefones e também conectar-se ao PSTN – Public Switched Telephone Network, que é o servidor responsável pelo controle das chamadas feitas e recebidas.
Existem duas formas para utilização das suas facilidades:
Telefones externos: quando uma chamada é recebida, existe um menu de opções em que a pessoa que efetuou a ligação terá para selecionar, direcionando o seu atendimento ou ainda selecionando a tecla indicada para discar o número do ramal desejado, para que dessa forma a chamada possa ser direcionada corretamente.
Telefones internos: basta apenas teclar o número do ramal desejado que o PABX irá conectar de forma automática os dois ramais, sem nenhum custo adicional. Não existe um limite de tempo para cada chamada, dessa forma, a comunicação é mais simples.
Existem diversas outras funções que podem ser habilitadas para reduzir ainda mais os custos de acordo com a sua necessidade. O ideal é que você contrate uma empresa especializada para encontrar a melhor solução para o seu negócio, como a Omnismart, uma empresa solidificada no mercado de telefonia digital que oferece o que existe de mais moderno em soluções PABX: o PABX Digital.
Como o PABX Digital pode ajudar o seu negócio?
Se a sua empresa tem atuação com Call Center ou depende de muitas linhas, independente se for telefonia móvel ou fica, a melhor solução para você é ter um PABX Digital.
O sistema fará a integração de todos os telefones utilizados pela empresa utilizando a rede de internet, criando uma lista de ramais que são interligados, facilitando a comunicação de todos os funcionários, aumentando a produção e dinamismo do negócio. Com o PABX Digital, ainda é possível economizar bastante (até 70% por mês), conseguindo direcionar esses recursos para outras frentes que necessitam de atenção.
Existem diversas soluções no mercado prontas para atender a sua necessidade. A Omnismart possui a solução que o seu negócio precisa! Contrate hoje mesmo nosso PABX Virtual!