Antes da tecnologia digital se tornar popular e evoluir, a qualidade das ligações VoIP era um problema que muitos usuários enfrentavam. Felizmente, com o desenvolvimento da tecnologia, melhorias foram surgindo, mas ainda hoje as ligações VoIP podem ter sua qualidade afetada por diversos aspectos.
Muitos usuários VoIP são bastante exigentes em relação a qualidade das ligações VoIP já que foram acostumados, durante anos, com a qualidade impecável dos telefones fixos.
Hoje, você conhecerá os principais aspectos que afetam a qualidade de voz em uma ligação via IP e o que fazer para maximizá-la e melhorar a experiência de uso.
1. Largura de banda
Sua conexão de Internet está no topo da lista dos fatores que afetam a qualidade de voz em conversas VoIP. A largura de banda que você tem é a chave para uma boa qualidade. Se você tem uma conexão discada (o que é bem difícil nos dias de hoje), não espere grandes experiências.
Uma conexão de banda larga costuma funcionar bem, contanto que ela não seja compartilhada com muitos outros aplicativos de comunicação. Recomenda-se uma velocidade mínima de Internet de 500kbps.
2. Hardware
Os equipamentos que você utiliza também podem impactar na qualidade das ligações VoIP.
Geralmente, os equipamentos de menor qualidade são mais baratos, mas o que é mais barato, nesse caso, pode acabar saindo mais caro. O artigo do link abaixo vai orientá-lo na compra de um ótimo telefone IP:
Qual telefone IP devo escolher na hora da compra?
3. Frequência do telefone
A frequência do seu telefone IP pode causar interferências em outros equipamentos VoIP como ATAs e Routers e, assim, impactar negativamente na qualidade das ligações.
Alguns usuários já relataram que telefones com frequência 5.8 GHz causaram diminuição na qualidade das ligações VoIP. Depois de tentarem solucionar o problema de diversas formas, decidiram trocar por um telefone com frequência mais baixa (2.4 GHz) e isso foi o suficiente para que a qualidade das ligações melhorasse.
4. Condições climáticas
Às vezes, a voz é terrivelmente distorcida por algo chamado estática. Ela é gerada em linhas de banda larga devido a tempestades, chuvas fortes, trovões, relâmpagos, entre outros.
Essa estática não é muito perceptível quando estamos navegando na Internet ou baixando arquivos, mas quando passamos a ouvir a voz de alguém, as coisas mudam.
Você não vai acreditar, mas é muito fácil se livrar da estática: desligue seu hardware (ATA, Router, Telefone IP ou outro) e ligue novamente. A estática simplesmente desaparecerá.
5. Localização do hardware
A interferência é um veneno para a qualidade de voz durante as ligações VoIP. Muitas vezes, os equipamentos VoIP interferem uns nos outros e produzem problemas.
Um exemplo clássico é deixar seu ATA muito perto do seu Router. Isso pode causar um efeito chamado “retorno elétrico” e diminuir significativamente a qualidade das ligações. Deixá-los longe um do outro pode ajudá-lo a se livrar de ecos, ruídos indesejados e até quedas de chamadas.
Conclusão
Esses são os 5 principais aspectos que podem estar afetando suas ligações. A tecnologia VoIP é excelente, mas alguns pontos devem sempre ser observados por quem busca experiências positivas e excelente qualidade.
Não deixe de conferir sempre o nosso blog para mais dicas e orientações.