03 Maneiras de Utilizar Omnichannel

03 Maneiras de Utilizar Omnichannel

Conheça maneiras de utilizar omnichannel e melhorar o relacionamento com os seus clientes

As estratégias multicanais estão revolucionando a forma com que as empresas se relacionam com seus clientes. Por isso, é mais que necessário aprender maneiras de utilizar omnichannel para atender seus consumidores e melhorar a experiência deles com a sua marca.

O uso popular da internet e dos smartphones aumentou as oportunidades de contato com a clientela. Agora, é necessário atender os consumidores em diversos canais para ter mais chances de aumentar as vendas do seu negócio.

Saber maneiras de utilizar omnichannel vai fazer com que você esteja na frente da concorrência, já que nem todas as empresas estão atentas às transformações digitais.

Se você abriu esse texto em busca de ter mais informações, isso já é um grande avanço para o desenvolvimento do seu negócio! Continue com a gente e descubra maneiras de utilizar omnichannel e melhorar o relacionamento com os seus clientes!

O que é omnichannel?

Que agora temos diversos novos canais de comunicação com o cliente você já sabe, certo? O omnichannel nada mais é do que integrar os meios de comunicação que sejam interessantes para o seu público, de forma que o atendimento da sua empresa seja um só e pareça único para os seus clientes.

Isso quer dizer que não basta apenas usar todos os canais de comunicação possíveis. Você também deve replicar a mesma qualidade e eficiência em todos eles.

A dica principal é ter em mente que os diferentes meios de comunicação do seu negócio não devem competir entre si, e sim complementarem uns aos outros, resultando em um atendimento perfeito para o cliente.

Maneiras de utilizar omnichannel

Antes de tudo, é preciso analisar os canais de comunicação que você já utiliza no seu negócio. Você deve analisar alguns fatores, como se eles estão suprindo a demanda dos clientes, se são relevantes e se têm tendência de crescer ou não.

Feito isso, você deve decidir se irá implantar algum novo meio de comunicação ou excluir algum que não está dando o resultado que você espera.

A integração entre os canais de comunicação deve ser feita aos poucos, para que os funcionários compreendam a nova metodologia de atendimento e não fiquem sobrecarregados.

Avalie também se é necessário contratar novas pessoas para a sua equipe de atendimento, principalmente para cuidar dos novos meios de comunicação que foram integrados a sua empresa.

Principais benefícios de utilizar omnichannel no seu negócio

Grandes empresas que apostaram em estratégias omnichannel, como Centauro, Natura e Magazine Luiza, já estão colhendo os frutos de apostarem em tecnologia.

Veja abaixo os benefícios que seu negócio pode ter utilizando omnichannel no dia a dia:

Melhora a experiência do cliente

Como já mencionamos no texto, é comum que equipes despreparadas façam com que o atendimento em diferentes canais acabem competindo entre si, diminuindo as chances de fechar vendas, caso o cliente esteja entrando em contato com a empresa em dois meios de comunicação diferentes.

Para evitar esse tipo de coisa, a melhor opção é treinar sua equipe e implantar o método omnichannel aos poucos.

O resultado dessa ação será um atendimento totalmente integrado. O cliente pode entrar em contato com a empresa pelo site, visitar o estabelecimento pessoalmente e fechar uma venda via WhatsApp, por exemplo.

É isso que os clientes procuram hoje em dia: uma experiência com a marca onde ele não tenha problemas com o atendimento, independente da plataforma escolhida.

Crescimento nas vendas

A principal consequência do processo que mencionamos acima é o aumento das vendas causada pela integração do atendimento ao cliente.

Ao oferecer um tratamento adequado em todos os meios de comunicação da empresa, as chances de fechar um negócio aumentam significativamente. Se você está precisando de um faturamento crescente, utilizar omnichannel é a melhor saída para o seu negócio.

Clientes satisfeitos e engajados com a marca

Quando o cliente tem a possibilidade de escolher a plataforma onde quer ser atendido, ele tem a sensação de que é importante para a empresa, o que facilita no processo de fidelização e engajamento dos consumidores.

Oferecer um atendimento omnichannel mostra que o cliente está no controle daquela compra e pode confiar no seu negócio, já que não sofre com burocracias no atendimento.

Sendo assim, é mais fácil que ele indique seus serviços e produtos para amigos e familiares, fazendo com que seu negócio atinja algo muito difícil hoje em dia: o marketing boca a boca.

Está precisando desses benefícios no seu negócio? Converse hoje mesmo com um dos atendentes da OmniSmart e entenda como nossos serviços funcionam!