Muito se fala sobre isso, mas você realmente sabe o que é atendimento omnichannel? Na prática, oferecer um atendimento omnichannel significa unificar todos os canais de comunicação da empresa, fazendo com que o atendimento seja contínuo, independente do meio de comunicação que o cliente escolher para fazer contato com a sua marca.
Por exemplo, se o cliente mandar um email tirando uma dúvida e depois ligar para fazer uma reclamação, o atendente do telefone saberá exatamente o que aconteceu na jornada do consumidor.
Isso vai fazer com que o funcionário não perca tempo perguntando as mesmas coisas para o cliente, que sairá da ligação mais feliz e com o seu problema resolvido de forma rápida.
Está precisando mudar a experiência de compra dos seus consumidores? Então, está lendo o texto certo! Hoje, você vai conhecer 5 dicas de atendimento omnichannel de sucesso. Vamos lá?
O primeiro passo para oferecer um atendimento omnichannel de sucesso para os seus consumidores é saber em quais canais de comunicação eles gostariam de ser atendidos.
Para isso, é preciso identificar a persona da sua empresa. A persona é o seu perfil ideal de cliente, reconhecido por meio de uma pesquisa com o seu público alvo.
Nela, você pode coletar informações relevantes que você poderá usar para ações de marketing futuras, como quais são as redes sociais que ele mais usa, o que gosta de fazer no tempo livre, estilo de vida, informações demográficas e hábitos de compra.
Também é interessante buscar dados do seu próprio site para construir a pesquisa, como por exemplo, como os clientes chegam até você, quanto tempo passam no seu site, qual é o ticket médio, entre outras informações.
É importante que todos os funcionários que trabalhem com atendimento ao público tenham acesso aos dados da pesquisa para definição de persona.
Usar um sistema CRM pode ajudar a entender as informações e fazer com que elas não se percam. No banco de dados, sua equipe poderá consultar o histórico de compras, atendimentos e opiniões assim que entrarem em contato com qualquer cliente.
Falando exclusivamente do atendimento omnichannel, ter um banco de dados irá ajudar a continuar o atendimento sem perguntar os mesmos dados novamente, já que tudo ficou salvo no sistema CRM.
Quando queremos comprar alguma coisa pela internet, nem sempre conseguimos fechar a compra naquele exato momento por mil motivos, seja por falta de tempo, por não temos aquela quantia em dinheiro ainda ou porque a internet caiu.
Se isso aconteceu com você e suas compras ficaram salvas no carrinho assim que você voltou ao site, essa empresa oferece um atendimento omnichannel! Outros exemplos que acontecem com frequência são o rastreamento de compra, aviso de promoções que podem interessar clientes específicos e diversas formas de atendimento.
Os chatbots podem facilitar muito a sua rotina ao oferecer esse tipo de atendimento omnichannel. Ele é sincronizado ao sistema CRM e integra os meios de comunicação, otimizando o tempo da sua equipe.
De nada adianta todo esse trabalho se os seus funcionários não entendem a teoria e a prática de um atendimento omnichannel de sucesso.
Para que essa estratégia dê certo, é necessário que todos os times de atendimento ao cliente estejam em sintonia, usando a mesma linguagem baseada na missão e valores da empresa. Só dessa forma os consumidores irão perceber que estão tendo o mesmo tratamento em diferentes meios de comunicação.
Por isso, não deixe de oferecer um treinamento para sua equipe. Assim, você garante que todos tenham entendido o novo padrão de atendimento da empresa.
Com os dados da pesquisa para estruturar a persona, fica mais fácil oferecer um atendimento personalizado para cada cliente. Dessa forma, a impressão que seu atendimento omnichannel passa é que cada consumidor é único para o seu negócio.
É importante saber se seus atendentes estão indo pelo caminho certo e nada melhor do que usar feedbacks para tirar essa dúvida.
Ao final de cada atendimento, você pode colocar uma pesquisa de atendimento com algumas questões importantes para avaliar o desempenho dos seus funcionários.
Isso vai fazer com que o cliente tenha mais confiança na sua marca e a reputação da sua empresa irá ficar nas alturas!
Viu como vale a pena ter um atendimento omnichannel na sua empresa. Converse hoje mesmo com um dos consultores da OmniSmart e veja como funcionam os nossos serviços!