Oferecer um atendimento simplificado pelo WhatsApp é uma ótima maneira de fidelizar clientes e conquistar os leads. Isso porque o aplicativo é um dos mais utilizados para a comunicação entre as pessoas, alcançando 120 milhões de usuários só no Brasil.
Sabendo disso, o aplicativo deixou de ser usado só para comunicação pessoal e passou a ser utilizado para comunicação empresarial. Usar o WhatsApp para falar com seus clientes é uma grande oportunidade de negócios.
Para te ajudar a ter um atendimento de destaque, a empresa criou o WhatsApp Enterprise. A ferramenta integra o aplicativo com os SACs e permite a atuação de chatbots na junto com a plataforma.
Nesse texto, você vai saber tudo sobre como ter um atendimento simplificado pelo WhatsApp usando o WhatsApp Enterprise na sua empresa!
A ferramenta é oficialmente conhecida como WhatsApp Business API. Ela consiste em uma funcionalidade do aplicativo feita especialmente para ajudar grandes empresas a oferecerem um atendimento simplificado pelo WhatsApp.
A sigla API traduzida do inglês significa Interface de Programação de Aplicações. Ela permite que o aplicativo possa enviar e receber informações de outros sistemas, softwares de gestão, soluções de logística, CRMs, softwares de automação, entre outros.
Uma pesquisa do Sebrae apontou que 72% das pequenas e médias empresas já utilizam o WhatsApp para se comunicar com os clientes. A diferença é que ela usam o WhatsApp Business, perfeito para pequenos negócios. Assim, o atendimento fica mais organizado e não perde a credibilidade.
Usando um aplicativo de comunicação feito especialmente para empresas, é possível:
A API usada para diferenciar o aplicativo dos demais é o grande destaque do WhatsApp Enterprise, além das já conhecidas funcionalidades da ferramenta.
Automatizar a interação com os clientes, usar múltiplos atendentes em um só número e implementar o chatbot na comunicação vai fazer toda diferença no dia a dia da sua empresa e dos seus funcionários.
O único cuidado que você precisa tomar é com os envios promocionais em massa. Essa prática não é recomendada, pois o cliente só irá receber suas mensagens se derem a permissão, além de ter a opção de denunciar seus envios como SPAM. Caso isso aconteça, sua conta pode ser bloqueada permanentemente.
Para fazer uma conta no aplicativo, é necessário entrar em contato com um Business Solution Partner do WhatsApp. Eles irão te enviar uma chave para integração e números de contato para a aprovação do seu cadastro.
Essa é uma funcionalidade que realmente chama a atenção das grandes empresas. Com esse benefício do WhatsApp Enterprise, você pode ter quantos atendentes quiser usando apenas um número de celular.
Outra vantagem que aparece junto com essa funcionalidade é que cada atendente terá um histórico de atendimento separado. Isso facilita muito na avaliação de performance de cada profissional, controle e melhorias no contato com o cliente.
É possível colocar a conta oficial do WhatsApp disponível no Facebook Business da sua empresa. Assim, você pode automatizar partes do atendimento criando um chatbot.
Antes de colocar esse plano em ação, estude bem o seu público alvo e descubra seus principais desejos, expectativas e a linguagem que eles usam para se comunicar. Fazendo isso, você vai oferecer um atendimento mais humanizado e que irá suprir as necessidades dos seus clientes.
Pronto para oferecer um atendimento simplificado pelo WhatsApp? Caso esteja com alguma dúvida, deixe nos comentários. A equipe OmniSmart irá responder o mais rápido possível!