Chatbot para Vendas

Chatbot para Vendas

Independente do porte da sua empresa, ter um chatbot para vendas vai fazer toda diferença no seu faturamento. A ferramenta também pode ajudar muito no atendimento e suporte dos clientes.

Nesse texto, você vai saber tudo sobre como funciona um chatbot para vendas e aplicar essa tecnologia da melhor forma possível no seu dia a dia. Vamos lá!

O que é um chatbot?

Quem nunca passou por um atendimento em uma empresa e conversou com um robô online? Isso é um chatbot!

Em outras palavras, chatbots são softwares de mensagens que podem se comunicar com seres humanos automaticamente, seguindo comando pré-estabelecidos, além de dados extraídos de análises comportamentais e interativos.

Um dos principais objetivos dessa ferramenta é ajudar os atendentes a estreitar o relacionamento com clientes e leads. Isso é feito com o auxílio de outras tecnologias, como a inteligência artificial e Machine Learning.

Com isso, você consegue automatizar diversos processos dentro do seu atendimento que estavam tomando um tempo valioso dos seus funcionários, como responder perguntas frequentes e realizar procedimentos padrão. Esse mesmo benefício ainda é capaz de ajudar a reduzir custos operacionais.

A Siri, assistente virtual da Apple, é um ótimo exemplo de chatbot. A ferramenta é capaz de fazer reconhecimento de voz e responder de forma bem humanizada, com piadas e reproduzindo comportamentos comuns da nossa rotina.

Já que o chatbot é capaz de automatizar diversos processos dentro do atendimento, porque não usar esse mecanismo para aumentar o faturamento da empresa?

E foi assim que o chatbot para vendas começou a entrar em ação. Ele consegue participar de todas as etapas do funil de vendas, tirando dúvidas comuns quando estamos conhecendo uma nova marca, até ajudando a finalizar um pagamento.

Dessa forma, os atendentes ficam com mais tempo para atender clientes mais específicos e que precisam de um suporte maior, o que também pode ser visto como um diferencial no atendimento do seu negócio.

Usando um chatbot de vendas, você garante uma experiência de compra mais rápida e eficaz para os seus clientes. Você também pode usar esse mecanismo para ajudar o lead na sua jornada de compra, direcionando o investimento em marketing para o lugar certo.

Como usar o chatbot para vendas?

Veja a seguir as melhores dicas para aumentar seu faturamento usando o chatbot para vendas.

Aumento de leads qualificados

O chatbot para vendas pode ser programado para armazenar dados importantes sobre o lead, o que com certeza irá ajudar em uma venda futura.

Estruture uma estratégia de inbound marketing e use essas informações a seu favor! Você pode enviar para esse contato conteúdos que ele demonstrou interesse. Isso vai fazer com que ele valorize ainda mais o seu serviço, aumentando as chances de venda.

Tudo isso conduzir o lead para o funil de vendas de uma forma mais assertiva e aumentar o engajamento da sua marca.

Atendimento personalizado e de qualidade

O comportamento dos clientes mudou e, hoje em dia, a maioria deles valoriza muito um atendimento personalizado e de qualidade. Quanto mais você investe na melhoria desses itens, maiores são as chances no aumento de vendas.

Esse resultado pode ser alcançado de diversas formas usando o chatbot para vendas. Você pode programar o mecanismo para chamar o cliente pelo nome, integrar a ferramenta com as redes sociais do cliente para descobrir seus gostos pessoais, indicar produtos que condizem com seu histórico de compra e enviar notificações avisando que chegaram itens que ele gosta no estoque.

Diminua carrinhos abandonados

Sabe aquele cliente que abandonou o carrinho cheio e não comprou nada? O chatbot para vendas pode te ajudar a retomar essa compra.

A ferramenta pode enviar lembretes retomando o contato com clientes que abandonaram o carrinho. Também é possível enviar uma mensagem quando o chatbot perceber que o cliente está prestes a fechar a página sem efetuar a compra.

Você ainda pode oferecer descontos na compra, enviar ofertas ou oferecer formas de pagamento exclusivas para conquistar esse cliente. O que acha?

Já pensou em ter um chatbot para vendas fazendo isso tudo por você? Converse hoje mesmo com um dos consultores da OmniSmart e teste nosso serviço gratuitamente por alguns dias!

Todos os direitos reservados OmniSmart®