Empresas de Omnichannel

Empresas de Omnichannel

Exemplos de negócios brasileiros para se inspirar

As grandes marcas são ótimos exemplos de empresas de omnichannel. Afinal, para você ter um grande reconhecimento no mercado, é necessário investir na experiência dos clientes, certo?

O comportamento dos clientes vem mudando ao longo do tempo, o que fez surgir o consumidor 3.0. Ele está mais conectado a internet, exigente e bem informado. Para satisfazer suas necessidades, algumas novas formas de atendimento foram desenvolvidas, dando início ao omnichannel.

Um estudo recente mostra que 89% dos 3 mil entrevistados afirmou que uma experiência de compra online positiva é tão importante quanto bons preços.

Outra pesquisa mostrou que 75% de empresas de omnichannel varejistas consideram a estratégia essencial para seus negócios.

Nem precisamos dizer o quanto as estratégias de omnichannel são um dos caminhos mais importantes para aumentar as vendas, certo? Oferecer experiências positivas para os clientes é alma do negócio atualmente.

Por isso, fizemos esse texto mostrando estratégias de empresas de omnichannel brasileiras. Dessa forma, você pode se inspirar em casos que deram certo e fazer o seu negócio crescer ainda mais!

Centauro

A Centauro é uma das maiores redes de artigos esportivos da América Latina. Com mais de 180 lojas espalhadas pelo Brasil, a empresa oferece atendimento telefônico, além de usar o site e o aplicativo para fazer a comunicação com os clientes.

Dentro da estratégia omnichannel da empresa está a possibilidade de o cliente fazer a troca de produtos em qualquer loja física, independente se ele comprou no estabelecimento ou no e-commerce.

Isso significa que, além da facilidade na troca, o cliente ainda tem a oportunidade de experimentar os produtos antes de levá-los para casa.

Outra estratégia que também tem dado muito certo é que, quando o cliente vem retirar o produto comprado pelo site, ele ganha um cupom de 10% de desconto para comprar naquela loja e naquela data. O mesmo vale para clientes que compram na loja: eles ganham o mesmo cupom para compras online.

Dessa forma, a Centauro dá total liberdade do cliente comprar onde prefere e incentiva a transição entre lojas online e físicas, aumentando as chances de venda.

O Boticário

A franquia de perfumes e produtos de beleza, O Boticário, começou suas vendas em lojas físicas em 1980, iniciando as vendas online em 2002.

A estratégia de omnichannel praticada pela empresa que é mais conhecida pelo público é oferecer amostras grátis dos lançamentos.

Para que essa estratégia dê certo, os clientes são impactados nas redes sociais, anúncios patrocinados e e-mail marketing. Eles preenchem o cadastro com informações simples e indicam um amigo. Depois, é só escolher a loja mais perto para a retirada do brinde.

Isso faz com que eles tenham facilmente os dados dos clientes, o que simplifica as ações futuras. Também é uma forma de testar novos produtos e, ao trazer o cliente até a loja, as chances de aumentar as vendas aumentam.

Magazine Luiza

Entre 2015 e 2018, a Magazine Luiza adotou um novo modelo de atendimento, o que aumentou as vendas no e-commerce em 241% e 51% nas lojas físicas. Consequentemente, as ações da empresa também aumentaram de R$8 em janeiro de 2015 para R$180 no mesmo período de 2019.

Tudo isso foi alcançado graças às estratégias de omnichannel. Focando 100% na transformação digital da comunicação, as experiências na loja online e na física são totalmente integradas em três pilares.

O primeiro é o aplicativo, que representa a maior porcentagem de vendas online. Além disso, o app mostra as lojas mais perto do cliente por meio da geolocalização e quais são os itens disponíveis no estoque de cada uma delas.

Para facilitar o dia a dia dos vendedores das lojas físicas, um software foi desenvolvido para mostrar os produtos disponíveis, diminuindo o tempo de finalização de compras de 40 para 5 minutos.

Por último, mas não menos importante, é o BOPIS, responsável por 30% das vendas online. O Buy Online Pickup In Store nada mais é do que comprar online e retirar na loja.

Isso faz com que o produto chegue bem mais rápido nas mãos do cliente e ainda elimina o valor do frete, deixando os consumidores bastante satisfeitos.

E aí, pronto para se transformar em uma das melhores empresas de omnichannel do país? Se precisar de ajuda durante o processo, conte com a OmniSmart. Converse hoje mesmo com um dos nossos consultores e entenda como nosso serviços podem ajudar o seu negócio!

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