As grandes marcas são ótimos exemplos de empresas de omnichannel. Afinal, para você ter um grande reconhecimento no mercado, é necessário investir na experiência dos clientes, certo?
O comportamento dos clientes vem mudando ao longo do tempo, o que fez surgir o consumidor 3.0. Ele está mais conectado a internet, exigente e bem informado. Para satisfazer suas necessidades, algumas novas formas de atendimento foram desenvolvidas, dando início ao omnichannel.
Um estudo recente mostra que 89% dos 3 mil entrevistados afirmou que uma experiência de compra online positiva é tão importante quanto bons preços.
Outra pesquisa mostrou que 75% de empresas de omnichannel varejistas consideram a estratégia essencial para seus negócios.
Nem precisamos dizer o quanto as estratégias de omnichannel são um dos caminhos mais importantes para aumentar as vendas, certo? Oferecer experiências positivas para os clientes é alma do negócio atualmente.
Por isso, fizemos esse texto mostrando estratégias de empresas de omnichannel brasileiras. Dessa forma, você pode se inspirar em casos que deram certo e fazer o seu negócio crescer ainda mais!
A Centauro é uma das maiores redes de artigos esportivos da América Latina. Com mais de 180 lojas espalhadas pelo Brasil, a empresa oferece atendimento telefônico, além de usar o site e o aplicativo para fazer a comunicação com os clientes.
Dentro da estratégia omnichannel da empresa está a possibilidade de o cliente fazer a troca de produtos em qualquer loja física, independente se ele comprou no estabelecimento ou no e-commerce.
Isso significa que, além da facilidade na troca, o cliente ainda tem a oportunidade de experimentar os produtos antes de levá-los para casa.
Outra estratégia que também tem dado muito certo é que, quando o cliente vem retirar o produto comprado pelo site, ele ganha um cupom de 10% de desconto para comprar naquela loja e naquela data. O mesmo vale para clientes que compram na loja: eles ganham o mesmo cupom para compras online.
Dessa forma, a Centauro dá total liberdade do cliente comprar onde prefere e incentiva a transição entre lojas online e físicas, aumentando as chances de venda.
A franquia de perfumes e produtos de beleza, O Boticário, começou suas vendas em lojas físicas em 1980, iniciando as vendas online em 2002.
A estratégia de omnichannel praticada pela empresa que é mais conhecida pelo público é oferecer amostras grátis dos lançamentos.
Para que essa estratégia dê certo, os clientes são impactados nas redes sociais, anúncios patrocinados e e-mail marketing. Eles preenchem o cadastro com informações simples e indicam um amigo. Depois, é só escolher a loja mais perto para a retirada do brinde.
Isso faz com que eles tenham facilmente os dados dos clientes, o que simplifica as ações futuras. Também é uma forma de testar novos produtos e, ao trazer o cliente até a loja, as chances de aumentar as vendas aumentam.
Entre 2015 e 2018, a Magazine Luiza adotou um novo modelo de atendimento, o que aumentou as vendas no e-commerce em 241% e 51% nas lojas físicas. Consequentemente, as ações da empresa também aumentaram de R$8 em janeiro de 2015 para R$180 no mesmo período de 2019.
Tudo isso foi alcançado graças às estratégias de omnichannel. Focando 100% na transformação digital da comunicação, as experiências na loja online e na física são totalmente integradas em três pilares.
O primeiro é o aplicativo, que representa a maior porcentagem de vendas online. Além disso, o app mostra as lojas mais perto do cliente por meio da geolocalização e quais são os itens disponíveis no estoque de cada uma delas.
Para facilitar o dia a dia dos vendedores das lojas físicas, um software foi desenvolvido para mostrar os produtos disponíveis, diminuindo o tempo de finalização de compras de 40 para 5 minutos.
Por último, mas não menos importante, é o BOPIS, responsável por 30% das vendas online. O Buy Online Pickup In Store nada mais é do que comprar online e retirar na loja.
Isso faz com que o produto chegue bem mais rápido nas mãos do cliente e ainda elimina o valor do frete, deixando os consumidores bastante satisfeitos.
E aí, pronto para se transformar em uma das melhores empresas de omnichannel do país? Se precisar de ajuda durante o processo, conte com a OmniSmart. Converse hoje mesmo com um dos nossos consultores e entenda como nosso serviços podem ajudar o seu negócio!