Que os brasileiros amam o WhatsApp, todo mundo já sabe. De acordo com dados de uma pesquisa encomendada pelo Facebook, somos a segunda maior quantidade de usuários no aplicativo no mundo e as empresas já usavam a plataforma convencional antes do WhatsApp Business ser criado.
O modelo voltado exclusivamente para empresas permite que os usuários mandem mensagens de maneira automática, personalize o perfil comercial e acompanhe estatísticas e relatórios, além das funcionalidades convencionais do aplicativo. Você também pode transferir as conversas do perfil pessoal para o profissional, sem que os clientes precisem usar uma versão diferente do app.
Para usar plenamente todas essas funcionalidades, é preciso da ajuda de um bom gerenciador de WhatsApp para empresas. Mas, enquanto você ainda não descobre qual empresa tem a ferramenta de atendimento omnichannel ideal para o seu negócio, confira abaixo algumas dicas para organizar seu perfil comercial no WhatsApp.
O perfil comercial permite que as empresas coloquem informações adicionais sobre o negócio, diferente da conta pessoal do WhatsApp.
Assim como o perfil individual, você pode colocar nome, imagem de perfil, recado e status. Por ser uma conta comercial, você também pode inserir outros dados, como:
Um ponto importante é diferenciar o perfil pessoal do profissional. Como a própria palavra já diz, você deve manter a conta da sua empresa o mais profissional possível. Sendo assim, evite colocar fotos pessoais, piadas no status ou outros fatores que não tenham relação com o seu negócio.
O WhatsApp Business funciona em um celular que já tenha um WhatsApp convencional. Para isso, é só comprar outro chip da operadora da sua preferência e baixar o aplicativo específico para empresas.
Para quem usava o WhatsApp normal como canal de comunicação com os clientes, é só avisar que o atendimento mudou de número e passar o novo contato. Feito isso, desabilite as notificações do contato do WhatsApp pessoal e deixe-as apenas no comercial.
Outra funcionalidade que veio para facilitar o atendimento das empresas são as mensagens automáticas. Você pode criar textos de boas vindas ou horário de funcionamento, tendo a possibilidade de criar atalhos rápidos para respostas padrão.
É possível usar as mensagens padrão para responder perguntas frequentes, informar sobre o seu negócio, avisar de problemas técnicos na empresa e formular mensagens para clientes que mandarem mensagem fora do horário de atendimento.
Por mais que elas sejam automáticas, a ideia aqui é fazer com que os clientes esqueçam que estão falando com um robô. Então, monte suas mensagens do jeito menos mecânico possível.
A plataforma para empresas permite que você coloque as conversas em categorias e liste as mais importantes. Você pode colocar etiquetas com categorias já determinadas ou mudar os nomes delas, o que for mais fácil para a sua organização.
Isso é uma ótima funcionalidade também para lembretes. Por exemplo, se um cliente pediu um produto que está fora de estoque, você pode colocá-lo na categoria “aguardando produto”. Quando a mercadoria chegar, você irá lembrar de retomar o contato com o consumidor de um jeito mais fácil.
As etiquetas estão lá para te ajudar. Use as categorias com sabedoria e de forma que elas realmente façam a diferença no seu dia. Coloque os nomes que preferir, como “saiu para entrega”, “aguardando pagamento”, “produtos em produção”, entre outros.
Esses dados gerados pelo próprio aplicativo são ótimos para analisar como os clientes estão interagindo nas conversas.
Você consegue avaliar quantas mensagens foram lidas e respondidas. É uma ótima forma de medir se a linguagem que você está usando com eles está surtindo o efeito desejado, além de saber se é hora de melhorar ou mudar completamente a estratégia.
Pronto para usar o WhatsApp Business da melhor forma possível? Se estiver precisando de um gerenciador de WhatsApp para empresas, não deixe de entrar em contato com um dos consultores da OmniSmart e tirar suas dúvidas sobre os nossos serviços!