A internet e a tecnologia fizeram com que os meios online e offline não sejam mais separados. Usando um smartphone, você consegue comparar os preços da loja física, do e-commerce e até mesmo da concorrência, tudo na palma da mão.
Essa tendência que mescla canais de comunicação diferentes deu origem a criação de estratégias omnichannel no Brasil.
Inspirados em empresas do exterior, as marcas brasileiras estão integrando cada vez mais o meio digital com o físico. Uma ação que está sendo bastante utilizada é o cliente comprar online e retirar no estabelecimento, eliminando o custo do frete.
Mas será que traçar uma estratégia como essa custa muito dinheiro? Hoje, vamos mostrar como fazer um omnichannel barato e eficiente. Acompanhe!
Você pode usar as redes sociais a seu favor e sem gastar nada, se preferir. Alguns exemplos de mídias que permitem esse tipo de ação são WhatsApp, Facebook e Twitter.
Claro que investir financeiramente nas plataformas irá trazer um retorno mais rápido, mas você pode começar aplicando uma quantia pequena. Com R$10 você já consegue ter uma boa participação nas redes sociais dos seus potenciais clientes. O ponto positivo é que esse dinheiro será convertido em visibilidade, consequentemente, em vendas.
A estratégia de omnichannel barata que custa menos dinheiro e tempo é o WhatsApp. Para usá-la no seu negócio, você precisa criar um perfil no aplicativo e organizar um grupo de clientes ou pessoas interessadas no seu produto ou serviço.
Feito isso, você pode usar esse canal para divulgar promoções exclusivas para os participantes do grupo e outros descontos, como vantagens para quem pagar no débito ou a vista, por exemplo.
Se você realmente está buscando investir em uma estratégia de comunicação, o omnichannel barato e mais eficaz nesse caso é procurar especialistas que irão conseguir desenvolver projetos mais complexos.
O primeiro passo é contratar consultores das áreas que você vai precisar e os que são especialistas no ramo da sua empresa.
Depois, crie perfis nas redes sociais onde seus clientes estão presentes e invista em campanhas e anúncios. É muito importante contar com a ajuda de um especialista em marketing ou mídias pagas nessa etapa.
Agora, é hora de pensar em como as informações sobre a sua empresa serão disponibilizadas nos canais que estão presentes na sua estratégia de omnichannel.
Também é importante não parar quando o planejamento estiver em ação. Procure sempre pesquisar e investir em novas tecnologias que possam impulsionar ainda mais o crescimento da sua empresa.
Um ótimo exemplo para se inspirar em um omnichannel barato é a estratégia da Centauro, rede brasileira de artigos esportivos.
A loja integrou o e-commerce com a loja física, possibilitando diversas formas de interação de compra para os clientes.
Por exemplo, para quem gosta de pesquisar antes de comprar, é possível olhar o site, experimentar na loja e comprar no estabelecimento, como também o consumidor tem a opção de experimentar na loja e comprar em casa.
Caso precise fazer a troca de um produto adquirido pela internet, o cliente pode fazer isso na loja física, sem a burocracia dos correios.
A empresa Delloite realizou um estudo nos Estados Unidos mostrando que o número de consumidores que pesquisa na internet antes de comprar o produto aumentou de 19% em 2009 para 62% em 2011.
A mesma pesquisa também apontou outros dados interessantes para quem está procurando omnichannel barato. 42% dos clientes utilizam smartphones para ajudar em compras de roupas e sapatos e 48% na compra de eletrônicos.
Quem usa multicanais para fazer suas compras gasta 82% a mais do que quem usa apenas um meio de comunicação.
As lojas físicas ainda são a maior porcentagem de vendas das marcas, mas esse número tem caído ao longo dos anos, representando hoje apenas 63% das compras.
E aí, pronto para procurar uma estratégia omnichannel barata que se encaixe no seu modelo de negócio? Com certeza, a OmniSmart tem a solução perfeita para o seu negócio. Converse com um dos nossos consultores e veja como podemos ajudar a sua empresa!