Omnichannel para Clinicas Medicas

Omnichannel para Clinicas Medicas

Omnichannel para clínicas médicas: como melhorar a experiência do paciente?

No meio da saúde privada, é normal que as clínicas médicas acabem esquecendo que o paciente também é um cliente. Isso faz com que elas esqueçam que, além de um atendimento clínico de qualidade, elas também tem que se preocupar em oferecer uma boa experiência de compra.

Assim como nas outras áreas, esse também é um desafio para as clínicas médicas, que devem investir em inovação tecnológica e em um atendimento personalizado.

Isso irá aumentar a satisfação dos pacientes enquanto clientes, o que irá impactar de forma positiva o faturamento da clínica médica.

Dentro dessa busca pelo atendimento personalizado, médicos, enfermeiros, funcionários administrativos e a equipe de atendimento devem estar unidos pelo mesmo objetivo.

Dentro do consultório, os médicos não precisam se preocupar com a tecnológica no atendimento, diferente das pessoas que conversam com os clientes no meio online e offline.

Usar a tecnologia no atendimento por telefone, redes sociais, aplicativo ou qualquer outro canal pode fazer toda diferença na hora de ajudar quem precisa ou oferecer uma informação relevante ao cliente. E é aí que entra a estratégia omnichannel para clínicas médicas. Confira mais sobre o assunto lendo esse texto!

Por que ter uma estratégia omnichannel para clínicas médicas?

Para a clínica médica expandir e aumentar cada vez mais o número de clientes, é necessário que ela esteja presente nos principais canais que os pacientes usam para se comunicar.

Mais do que isso, unir todos os meios de comunicação da clínica médica vai fazer toda diferença nesse processo. Dessa forma, se o cliente entrar em contato pelas redes sociais em um primeiro momento e depois fazer outro atendimento em uma ligação, a pessoa que o atender por telefone saberá tudo que foi conversado online. Assim, o cliente não terá que repetir todas as informações novamente, o que vai poupar tempo do paciente e do atendente, otimizando o atendimento e gerando satisfação.

A estratégia de omnichannel para clínicas médicas entra em ação para gerenciar esses meios de comunicação da melhor forma possível.

A plataforma irá facilitar o atendimento tanto para empresa, quanto para o cliente. O futuro paciente não terá que entrar em diversos lugares em busca de uma informação, o que vai fazer com que ele já comece a ter uma experiência positiva com a sua marca.

Trabalhar com a melhor tecnologia no atendimento da clínica médica vai permitir que você entregue o melhor resultado, independente do canal usado pelo cliente para entrar em contato com você.

Quais são os benefícios do omnichannel para clínica médica?

Sistema de resposta de voz interativa (IVR)

Um bom IVR permite que os pacientes consigam utilizá-lo de forma prática e também é integrado com o banco de dados da clínica médica. Dessa forma, os atendentes conseguem ver os dados principais dos pacientes, próximas consultas, exames, etc.

Sendo assim, quando o cliente entrar em contato com a sua clínica, tudo que o atendente precisa para solucionar a dúvida dele estará em uma única tela. Você vai evitar desgastes do paciente e terá um atendimento otimizado.

Autoatendimento

O autoatendimento resolve diversos problemas em uma clínica médica. Ao entrar no site ou aplicativo com login e senha, o próprio paciente consegue consultar seus dados, marcar consultas e também desmarcá-los.

Com ele, você vai poupar tempo do cliente e da sua equipe de atendimento, que vai conseguir focar em oferecer uma conversa realmente personalizada para os seus clientes.

Atendimento personalizado

Como as informações do paciente estão todas em um local de fácil acesso, fica mais fácil oferecer um atendimento 100% personalizado. Essa prática tem potencial de ser o diferencial do seu negócio e deve ser explorada.

No atendimento, você pode passar informações específicas sobre a consulta ou tratamento, dar dicas de como chegar ao local baseado no endereço do paciente, entre muitas opções.

A ideia aqui é personalizar o atendimento ao máximo para estreitar o relacionamento com o cliente, melhorando a experiência dele em seu canal de comunicação preferido.

Quer ter um omnichannel para clínicas médicas dentro do seu negócio? Converse com um dos consultores da OmniSmart e conte com a nossa ajuda!

Todos os direitos reservados OmniSmart®