Omnichannel Corporativo

Omnichannel Corporativo

Para o mundo corporativo, que inclui uma cadeia completa de rede de produção, distribuição, comércio e atendimento aos clientes de uma marca ou de serviços, busca por uma rede integrada de informações. Esse papel, na maioria das vezes é cumprido por um Sistema OminiChannel, que significa que uma empresa ou marca tem vários canais de comunicação com os clientes. Isso faz com que o cliente tenha uma experiencia única com sua escolha e que no caso positivo, retorne a escolher os produtos e serviços novamente.

Podemos dar exemplos básicos, para que você entenda como funciona um sistema OmniChannel dentro do meio corporativo. Mesmo em transito, os empresários ou empreendedores podem atender seus fornecedores, clientes e outras pessoas ligadas ao seu negócio. Esse atendimento pode ser feito de inúmeras formas, desde as tradicionais ligações, atendimento via Whatsapp, por mensagens em aplicativos diversos.

Sempre atento

Mesmo que você venha a esquecer algum compromisso, ou alguma coisa venha a atrapalhar os planos de seu empreendimento, sempre haverá uma loja física para atendê-lo. E com as informações contidas nas redes sociais, é possível que o atendente ou vendedor localize todas as suas necessidades sem a necessidade de maiores perguntas e preenchimento de novas solicitações ou formulários.

O maior exemplo de OminiChannel é um serviço integrado, onde as informações dos mais diversos setores sejam trocadas de maneira correta e eficiente. Para que o sistema de OmniChannel funcione entre grandes corporações, para que haja uma efetiva colaboração entre todas as partes. Se, alguma das partes do processo corporativo tem visões e valores diferentes dos demais, já não é possível garantir a eficiência de toda a cadeia de produção e comércio.

Porém existem várias modalidades de OmniChannel e é preciso que sua empresa tenha em mente qual delas se encaixa às suas necessidades. Por exemplo, de acordo com o volume de atendimentos ou das suas atividades comerciais, existem os SingleChannel, MultiChannel ou CrossChannel.

Porque Multicanais?

Como os próprios nomes indicam, o SingleChannel indica a necessidade de apenas um canal de comunicação, o que atualmente se tornou praticamente impossível, mesmo para os empreendedores individuais. Ter apenas um canal de comunicação, pode fazer com que seus clientes não sejam atendidos no momento oportuno para ambas as partes. Tenha ao menos uma rede social ativa, de maneira comercial, para que na ausência do horário de atendimento telefônico, o cliente possa fazer sua solicitação em outro canal. Mas, sob nenhuma circunstância, se esqueça de checar todas as caixas de entrada.

O MultiChannel pode ser mais bem proveitoso, mas pelo numero de canais de comunicação ser maior, o gerenciamento de todos os atendimentos e informações devem ser feitos por um número maior de pessoas. Porém, a máxima da linguagem única não pode ser esquecida sob nenhuma circunstância. Ou, isso causará uma confusão para os clientes, ocasionando perda de vendas ou um provável não retorno dos mesmos, para conferirem seus produtos ou serviços.

Os sistemas de OmniChannel que recebem o nome de CrossChannel, vai envolver um esforço muito maior de investimentos físicos, financeiros e pessoais. Nessa modalidade, a promessa de integração se dá através dos setores de contabilidade, jurídico, de vendas, de cobrança, de retenção e tantos outros que a sua empresa tem. Porém, não para por aí, a integração do CrossChannel a integração pode ser realizada com os setores administrativos de outras empresas, do seu ramo ou daqueles que forem necessários.

Melhore sua Comunicação

Além de garantir a plena comunicação entre os setores de sua empresa e com seus clientes, a comunicação entre diferentes corporações pode lhe ajudar em eventuais consultorias, para a solução de problemas ou propostas de inovações. Fazer parte de uma rede corporativa, garante vantagens como descontos, além de todo o auxílio logístico necessário.

E, todas as informações trocadas entre todas as partes, sejam as empresas ou com os clientes, devem ser protegidas e guardadas como se fossem um tesouro. Elas são valiosas, pois, quando são armazenadas de maneira eficiente, de modo a gerar um banco de dados completo, podem resolver problemas ou servir de base para campanhas fantásticas.

A integração completa de seus canais de atendimento e vislumbrando uma rede de CrossChannel, você irá precisar dos serviços de quem entende do assunto. Péssimos investimentos em telefonia física ou remota, podem colocar a perder um empreendimento de sucesso, ou uma empresa já que estava consolidada no mercado.

Tendo em mente que os consumidores do século XXI, estamos completamente conectados e que em termos de concorrência, qualquer área, tem de estar atenta às inovações para serem oferecidas aos clientes. Caso contrário, sua empresa, marca, negócio ou serviços terão a tendência de serem soterrados por companhias que atendem aos clientes de maneira eficiente e segura através de canais de Comunicação OmniChannel. Empresas que não se propõem a unir forças no meio Corporativo também podem acabar isoladas e sem chance de novos caminhos e públicos.

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