Não podemos negar que o aplicativo Whatsapp, que pode ser usado como uma rede social, mas também pode ser usado no meio empresarial. Porém, o recurso apesar de inúmeras facilidades, não pode ser usado de maneira leviana. Existem estratégias que você pode utilizar para que o Whatsapp gere leads, fidelize clientes, os torne novos clientes e possa também reter os mesmos para que não corram para a concorrência.
Estima-se que atualmente cerca de 120 milhões de pessoas utilizem o Whatsapp no Brasil como uma rede social e também para a troca de mensagens. A empresa que preza pela comunicação com seus clientes pode muito bem se adaptar às mais variadas formas de comunicação com os mesmos. Pois, o Whatsapp em qualquer uma das suas versões, pode dar opções de compartilhamento de voz, ligações de vídeo e de chamadas. E, tudo isso sem ser preciso grandes mudanças nas configurações originais do seu aplicativo.
Com algumas dicas muito preciosas para que seu negócio obtenha números satisfatórios, desde a área de captação de leads, até o pós vendas, é preciso concentração, e também de manter um ritmo nas tarefas. Uma das maiores vantagens, para as pessoas e empresas que utilizam qualquer versão do Whatsapp para a gestão dos negócios, é a gratuidade do aplicativo, que não exige taxas ou pagamentos na utilização de nenhum dos serviços ou maneira práticas de compartilhamento.
Um dos primeiros passos para você que vai começar a trabalhar com o Whatsapp para empresas, é obter o maior número de clientes e fornecedores que vão ser os seus leads. É importante que o seu banco de dados seja alimentado por números que possam ser contactados em momentos oportunos. Tenha em mente um script de acordo com cada persona, para que o tempo de ligação seja o mais rápido possível.
Fique atento à linguagem utilizada, pois palavras muito técnicas, podem confundir os clientes. mas, em contrapartida, palavras coloquiais ou mesmo gírias, podem soar como desrespeito para com alguns clientes. É preciso mesmo que mesmo quando o atendimento for feito através do disparo automático de mensagens, os clientes precisam sentir que estão conversando com humanos.
Mesmo que o Whatsapp seja um aplicativo não pago e que as opções de envio de mensagens e de conteúdo sejam ilimitados é preciso ter alguns cuidados com o conteúdo que será enviado pelos seus colaboradores. Mesmo que não haja limites para o envio de mensagens, é importante que o disparo de mensagens seja calculado de maneira consciente. Volume grandes demais de mensagens sendo disparadas de um mesmo número ou para um mesmo número poderá fazer com que o funcionamento do aplicativo fique comprometido, mesmo que temporariamente.
Nada mais desconfortável que abrir o smartphone e o cliente constatar que uma mesma empresa, enviou a mesma mensagem uma centena de vezes. Ou seja, planeje o momento em que você irá enviar a mensagem para o seu cliente, e não envie mais nenhuma mensagem até que o mesmo tenha respondido ou tenha se mostrado receptivo a conversar com seus colaboradores. Por conta da proximidade das pessoas com seus dispositivos, muitas empresas inundam os clientes com propagandas ou até mesmo mensagens de cobrança.
Todas as empresas que se propõe a trabalhar de maneira profissional com o Whatsapp, acabam por utilizar a ferramenta Web, que necessita de um notebook ou computador. Uma das facilidades apontadas para o uso da ferramenta, que também não tem custo, é pelo fato de que no computador a digitação se torna muito mais rápida e também podem acessados certos arquivos e documentos de maneira mais rápida.
Para que você possa acompanhar de maneira mais eficiente a evolução do uso do Whatsapp pela sua empresa, o ideal é que você aplique metas. Através delas será possível que você meça os resultados, analise o comportamento de todos os clientes, mudar suas estratégias, fazendo com que essas medidas façam com que você aproveite melhor seu tempo e o de seus colaboradores.
Dentro do aplicativo, no modo empresarial são possíveis ainda serem calculadas outras métricas, como: taxa de recebimento; que calcula quantos usuários receberam suas mensagens, que pode dar o numero de clientes ativos. Também será possível avaliar quantos clientes abriram a mensagem e quantos deles a ignoraram. Outra métrica importante a ser calculada, são quantas mensagens geraram algum tipo de resposta ou interação. E, por último e não menos importante, é possível que sejam calculadas as taxas de conversão ou de vendas.
Para as empresas de médio e pequeno porte, o Whatsapp para empresas pode significar um crescimento contínuo por conta das facilidades que o aplicativo proporciona. Porém, mesmo com as vantagens, todas as dicas devem ser muito bem observadas e colocadas em prática, sempre tendo em vista que a empresa prevê o crescimento.