Muito tem se falado sobre a Inteligência Artificial nas empresas. Embora alguns gestores acreditem que investir em IA no ambiente corporativo é totalmente desnecessário e uma perda de dinheiro, outros já se deram conta da importância de colocar a Inteligência Artificial no centro das suas operações, seja qual for o porte ou setor da empresa. Nos próximos anos, a Inteligência Artificial nas empresas deverá ser adotada em larga escala. Quem não fizer isso, corre o risco de perder sua fatia de mercado, sendo deixado para trás pelas corporações mais avançadas.
O que alguns estudos dizem sobre a Inteligência Artificial nas empresas?
Atendendo ao pedido de uma empresa da área de TI, a firma inglesa de consultoria Vanson Bourne realizou um estudo intitulado “Modernização de TI: do crítico à transformação digital”. Os resultados foram impressionantes: 100% dos entrevistados disseram que a Inteligência Artificial nas empresas é essencial e concordam com a necessidade de automação de vários processos corporativos, principalmente através de robôs e automação inteligente.
Dentre os principais motivos, os entrevistados destacaram:
- Aumento da produtividade (85% dos entrevistados citaram esse aspecto)
- Redução de custos (62% dos entrevistados citaram esse aspecto)
- Os robôs de inteligência artificial que vem sendo implantados nas operações simulam o comportamento humano e se tornam cada vez mais eficazes à medida que operam. Eles aprendem com as interações que fazem e promovem um atendimento cada vez mais assertivo.
- É na área de atendimento que a Inteligência Artificial nas empresas tem se destacado. Através de ferramentas como chatbots e robôs automatizados de interação de fala (P.A Digital ou P.A Virtual), as empresas estão conseguindo dobrar a produtividade e cortar pela metade os custos de suas operações.
Aumento da competitividade é fator essencial
Quanto mais empresas e produtos se tornam disponíveis no mercado, maior é a dificuldade para que os gestores consigam um verdadeiro diferencial para aumentar vendas e lucros. Adicionalmente, a quantidade de dados só aumenta, o que torna os “cálculos” cada vez mais complexos e sofisticados. Por isso, qualquer possibilidade de vantagem sobre os concorrentes é guardada a 7 chaves, mas a Omnismart se preocupa com os seus resultados e garante que a Inteligência Artificial nas empresas é realmente importante e eficaz.
Uma pesquisa da Sales Force apresentou resultados muito positivos ao analisar o uso da IA no ambiente corporativo:
84% das empresas que utilizaram IA em suas operações notaram um aumento na retenção dos clientes
Ao mesmo tempo, 75% dessas empresas perceberam que a velocidade de vendas aumentou
Com o aumento da competitividade como fator essencial em qualquer negócio, se torna cada vez mais claro que o uso da Inteligência Artificial nas empresas não deve ser visto como artigo de luxo, mas sim como item obrigatório para quem quer sobreviver no mercado.
Considerações finais
A Omnismart é uma operadora de telefonia VoIP que tem mais de 15 anos de experiência. Recentemente, apostamos no desenvolvimento de duas ferramentas essenciais de IA: um chatbot cognitivo e uma P.A Digital.